Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77402

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorGonçalves, Carla Patrícia da Costapor
dc.date.accessioned2022-05-03T11:59:18Z-
dc.date.available2022-05-03T11:59:18Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77402-
dc.descriptionRelatório de Estágio (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico)por
dc.description.abstractO presente relatório diz respeito ao projeto de investigação que está suportado em dois momentos de intervenção pedagógica, desenvolvidos com dois grupos de crianças, um de Pré-Escolar e outro do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto em causa tem por objetivo analisar os contributos das brincadeiras e dos jogos para o desenvolvimento das crianças e a evolução do jogo simbólico para o jogo de regras, na infância. Posto isto, recorreu-se a fontes bibliográficas ligadas aos conceitos de jogo e de brincadeira, no sentido de se desenvolverem de forma sustentada intervenções pedagógicas ligadas à temática, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A partir do objetivo principal enunciado são ainda delineados objetivos de investigação e de intervenção, que visam a recolha de dados relevantes para o mesmo. O referido projeto foi concebido tendo em conta os contextos em que se realizou a intervenção, as suas especificidades e necessidades. Assim, as intervenções ao nível da Educação Pré-Escolar, partiram de obras de literatura para a infância e as de 1.º Ciclo visaram a construção de aprendizagens significativas através de jogos e brincadeiras. Como base para o presente projeto teve-se em consideração a Metodologia de Investigação-Ação, tendo sido esta alvo de estudo de modo a poder ser utilizada com propriedade. O principal instrumento de recolha de dados utilizado foi a observação participante, que leva a que existam registos tanto em notas de campo como em registos fotográficos. As produções das crianças, resultantes das intervenções realizadas, são também elementos preponderantes a considerar no tratamento e análise de dados. A reflexão em torno de todo o processo possibilitou a recolha de dados relevantes ligados aos jogos e brincadeiras realizados pelas crianças e ao desenvolvimento destes ao longo da infância. Com isto, após uma reflexão referente aos mesmos, verificaram-se resultados relevantes para o projeto de investigação, nomeadamente a perceção da relevância da sistematização intencional de brincadeiras e jogos, no contexto escolar, para o desenvolvimento do jogo simbólico e a evolução para o jogo de regras de forma consistente, com contributos decisivos ao nível da interação e do desenvolvimento de competências sociais, e na sistematização de conhecimentos explorados. Assim, considera-se que o projeto foi bem-sucedido, tendo possibilitado o desenvolvimento, por parte das crianças, de aprendizagens relativas ao mundo que as rodeia e de competências sociais, enquanto faziam algo próprio da infância, brincar.por
dc.description.abstractThis report is about the project of investigation, which is supported by two different moments of pedagogical intervention, developed with two groups of children, one of kindergarten and another of 3rd year of schooling. This project was developed in the master degree in pre-school and primary education. This project, had by objective, analyse the contributions of games and play, for the development of the children and the evolution of symbolic game for the rules game, in the childhood. Knowing that, resorted to bibliographical sources connected to the meanings of game and play, beyond the implement of pedagogical interventions connected to the thematic under the Teaching Practical Supervision. From the stated main objective are outlined objectives of investigation and intervention, for relevant data collection for the research. The referred project thought considering the contexts where the intervention took place, its specifics, and necessities. Thereby, the interventions at the kindergarten level, departed from books of literature for children and the intervention at the primary school aimed at the construction of significant learning through games and play. As a base for this project, the Action Research Methodology was taken into account, which was studied in order to be able to be used properly. The main data collection instrument used was participant observation, which leads to the existence of records both in field notes and in photographic records. The children’s productions, resulting of the realized interventions, are also important elements to consider in the treatment and analysis of data. The reflexion around all the process, enable the relevant data research connected to the games and play performed by children and the development of them into the childhood. With that, behind one reflexion referring to them, achieved relevant results for the research project, namely the perception of the relevance of intentional systematization of play and games, in the school context, for the development of the symbolic game and the evolution for the rules game consistently, with decisive contributions at the level of interaction and development of social skills, and in the systematization of explored knowledge. This way, it is considered that the project was successful, having enabled the development, by the children, to the world around them and social skills, while doing something typical of childhood, play.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectJogopor
dc.subjectJogo Simbólicopor
dc.subjectJogo de Regraspor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectPlaypor
dc.subjectGamepor
dc.subjectSymbolic Gamepor
dc.subjectRules Gamepor
dc.titleDo jogo simbólico ao jogo de regras: contributos das brincadeiras e dos jogos na educação básicapor
dc.title.alternativeFrom the symbolic game to the rules game: contributions of play and games in the basis educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203003756por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Patricia da Costa Goncalves.pdf3,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID