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TítuloA mediação sociofamiliar como ponte para (re)estabelecimento de laços afetivos intrafamiliares
Outro(s) título(s)Sociofamily mediation as a bridge for (re)establishment of intra-family affective bonds
Autor(es)Gomes, Andreia
Araújo, Beatriz
Dantas, Juliana
Silva, Ana Maria Costa e
Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveAcolhimento residencial
Crianças e jovens
Mediação sociofamiliar
Children and Youth
Residential host home
Sociofamily mediation
DataDez-2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoGomes, A., Araújo, B., Pereira, J., Dantas, J. N., Silva, A. M. C., & Viana, I. C. (2021). A mediação sociofamiliar como ponte para (re)estabelecimento de laços afetivos intrafamiliares. In M. T. Vilaça & I. C. Viana (Eds.), Formação, mediação e supervisão. Desafios, desigualdades, emergências e respostas em tempo de covid-19 (pp. 243-262). Centro de Investigação em Estudos da Criança.
Resumo(s)As famílias são um importante pilar no desenvolvimento das crianças. No entanto, nem sempre têm condições socioemocionais e materiais para garantir as necessidades e direitos das crianças, razão porque, algumas vezes, estas têm de ser institucionalizadas. Neste sentido, é importante a instituição de acolhimento reforçar a participação das famílias na vida das crianças, para que estas não sintam de forma tão incisiva a ausência da mesma. Tendencialmente, os contextos de risco são interpretados como propícios ao desenvolvimento do conflito entre as crianças e a família, o que nos solicita atuar na sua resolução, com o propósito de promover uma boa convivência entre as famílias e as crianças institucionalizadas. Este artigo foca-se numa revisão sistemática de literatura sobre a mediação sociofamiliar, tendo como principais objetivos compreender o papel da mesma na melhoria das relações familiares e identificar as suas potencialidades no empoderamento e emancipação das famílias e promover a reunificação familiar. Para a elaboração deste artigo recorremos à análise documental de diversas referências bibliográficas de diferentes bases de dados. Numa primeira fase investigamos sobre os conceitos importantes para alcançar os objetivos pretendidos: acolhimento residencial, institucionalização, mediação familiar, social e sociofamiliar. Numa segunda fase, selecionamos bibliografia relevante que se encontra sistematizada neste texto. Salienta-se como principal resultado a identificação da mediação sociofamiliar como potenciadora das competências necessárias ao empoderamento das famílias de forma a promover a resolução de conflitos, a prevenção e transformação de comportamentos de risco.
Families are an important pillar in the development of children. However, they do not always have socio-emotional and material conditions to guarantee the needs and rights of children, which is why they sometimes have to be institutionalized. In this sense, it is important that the host institution reinforces the participation of families in the lives of children, so that they do not feel so incisively the absence of it. Risk contexts tend to be interpreted as propitious to the development of conflict between children and the family, which leads us to act on its resolution, with the purpose of promoting good coexistence between families and institutionalized children. This article focuses on a systematic review of the literature about the role of sociofamily mediation, with the main objective of understanding its role in improving family relationships and identifying its potential in the empowerment and emancipation of families, to promote the family reunification. For this article we resort to documentary analysis of several bibliographic references from different databases. In a first phase, we investigated the important concepts to achieve the intended objective: residential host home, institutionalization, family, social and sociofamily mediation. In a second phase, we selected relevant bibliography that is systematized in this text. It stands out as the main result the identification of sociofamily mediation as an enhancer of the skills necessary for the empowerment of families to promote the resolution of conflicts, the prevention and transformation of risky behaviors.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77380
ISBN978-972-8952-76-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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