Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77361

TítuloTecnologias de condução autónoma: estratégia de implementação na área de logística de uma empresa do setor automóvel
Outro(s) título(s)Autonomous driving technologies: implementation strategy in the logistics area of an automotive company
Autor(es)Costa, Ana Francisca da Silva Carvalho
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Ferreira, Paula Varandas
Palavras-chaveAGVs
Análise de projetos
Indústria 4.0
Logística 4.0
Veículos guiados autonomamente
Autonomous guided vehicles
Industry 4.0
Logistics 4.0
Project analysis
Data2021
Resumo(s)O presente projeto de dissertação de tema “Tecnologias de condução autónoma – estratégia de implementação na área de logística de uma empresa do setor automóvel” foi desenvolvido em contexto industrial, na empresa Continental Mabor (CMIP), localizada em Lousado. Esta dissertação apresenta, no seu conteúdo, uma análise da viabilidade e uma estratégia de implementação para introduzir veículos de condução autónoma (AGVs) para assegurar os fluxos internos de materiais, na fábrica da CMIP. O projeto iniciou com uma identificação e estudo dos processos internos que, à data, recorriam a pessoas para efetuar o transporte de materiais. Foram identificados e caracterizados os pontos de origem e de destino, as tarefas executadas, as cargas movidas, e outros dados relevantes para a caracterização do sistema de transportes, assim como critérios e pré-requisitos para a implementação desta tecnologia. Foi selecionado, como estudo de caso, a movimentação de produto acabado desde as células de paletização até ao despacho para o armazém de produto acabado. No decorrer do caso de estudo, foram estimados o número de AGVs necessários (por método analítico e com recurso a simulação computacional), propostos novos fluxos logísticos e propostas reestruturações ao layout, traduzindo-se na criação de 2 cenários alternativos de automatização. Os 2 cenários (A e B) foram comparados através de um estudo económico do projeto, tendo sido utilizados como indicadores financeiros o IRR (Internal Rate Return), o NPV (Net Present Value) e o Payback Time. Ambos os cenários se apresentaram economicamente viáveis, contudo, o projeto selecionado foi o cenário B, pois embora tenha um investimento inicial mais elevado, o retorno do mesmo inicia-se mais cedo, exige alterações menos significativas no layout e demonstra-se mais flexível para adaptações a cenários futuros. Estima-se que a implementação deste cenário proporcionará poupanças na ordem dos 660 000€/ano e que o investimento seja recuperado em 2 anos e 7 meses. Por último, foi definido um cronograma de implementação deste cenário, a 2 anos. Estima-se que no segundo ano do projeto, haja já um saldo positivo (236 000€). Finalmente, esta dissertação apresenta o trabalho realizado para traçar um roadmap de implementação de AGVs no domínio do projeto intelligent Tire intralogistics (iTi), que visa tornar a fábrica da CMIP na primeira totalmente automatizada ao nível da logística interna.
This dissertation project entitled “Autonomous driving technologies – implementation strategy in the logistics area of an automotive company” was developed in an industrial context, at Continental Mabor (CMIP), located in Lousado. This dissertation presents an feasibility analysis and an implementation strategy for introducing autonomous guided vehicles (AGVs) to ensure the internal flows of materials in the CMIP plant. The project began with an identification and study of internal processes that, at the time, used people to transport materials. The points of origin and destination, the tasks performed, the loads moved, and other relevant data for the characterization of the transport system were identified and characterized. Criteria and prerequisites for the implementation of this technology were also defined. It was selected, as a case study project, the movement of finished goods from the palletizing cells to dispatch to the finished goods warehouse. During the case study, the number of AGVs needed was estimated (by analytical method and using computer simulation), new logistical flows and layout restructuring were proposed, resulting in the projection of 2 alternative automation scenarios. The 2 scenarios (A and B) were compared through an economic study of the project where Internal Rate Return (IRR), Net Present Value (NPV) and Payback Time were used as financial indicators. Both scenarios were economically viable, however, the selected scenario was scenario B, because, although it has a higher initial investment, its payback starts earlier, requires less significant changes in the layout and is more flexible for adaptations to future scenarios. It is estimated that the implementation of this scenario will provide savings of around 660 000€/year. The investment is expected to be recouped in 2 years and 7 months. A 2-year implementation schedule for this scenario was also defined. It is estimated that in the second year of the project, there will be a positive balance (236 000€). Finally, this dissertation presents the work carried out to draw a roadmap for the implementation of AGVs in the domain of the intelligent Tire intralogistics (iTi) project, which aims to make the CMIP plant the first fully automated in terms of internal logistics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77361
AcessoAcesso embargado (3 Anos)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Ana Francisca da Silva Carvalho Costa.pdf
  Até 2025-01-01
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