Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77296

TítuloThe influence of attentional control and emotion regulation on the optimal experience of adolescents’ daily life: A longitudinal study
Autor(es)Tavares, Dionísia Freitas
Palavras-chaveadolescents
attentional control
emotion regulation strategies
experience sampling method
optimal experience
adolescentes
controlo atencional
estratégias de regulação emocional
experience sampling method
experiência ótima
Data11-Mar-2021
Resumo(s)Researchers have shown that optimal experience has beneficial short and long-term effects on the psychological functioning and development of adolescents. They have also identified what individual and contextual factors contribute to the promotion of this optimal psychological state. Nonetheless, there is still a lack of knowledge on how an individual’s attentional processes, emotions, and the regulation of those emotions interact with daily contexts to create the conditions to foster optimal experience in adolescence. In line with this, the present dissertation aimed to examine, in a first moment, how challenge-skill, effortless attention, positive affect, negative affect, and contexts (activity and company) explain the variations in the levels of optimal experience. For this, we conducted a study with 245 Portuguese adolescents (14–19 years old, 63% female) and used the Experience Sampling Method (ESM, Csikszentmihalyi & Larson, 1987). Findings revealed that challenge–skill, effortless attention, and positive affect had a positive effect on optimal experience, while negative affect had a negative effect. Also, that effortless attention and the contexts mediated and moderated the relationships, respectively. In a second moment, this dissertation aimed to examine the influence of self-regulation abilities, namely attentional control and emotion regulation strategies (cognitive reappraisal and expressive suppression), in adolescents’ daily optimal experience. We conducted a study with 110 Portuguese adolescents (14-19 years old, 72% female), in which we examined the main effects of these predictors at two levels of analysis (trait and state) and their interaction with contexts (activity and company). We used retrospective measures and the ESM at two-time points across the school year (Wave 1 and Wave 2). Results showed that attentional control and emotion regulation strategies were significant predictors of optimal experience at different levels of analysis and contexts moderated some of the relationships. In general, this dissertation shows promising findings on the role of self-regulation abilities and emotions for an optimal psychological daily functioning in adolescence and their interplay with daily activities and companies. It highlights the relevance of stimulating the capacity of attention control and the flexible use of emotional regulation strategies in interventions with adolescents that promote optimal experiences in daily life.
A experiência ótima tem efeitos benéficos a curto e a longo prazo no funcionamento psicológico e no desenvolvimento dos adolescentes. Nas últimas décadas, os investigadores identificaram os fatores individuais e contextuais que contribuem para a promoção de experiência ótima. No entanto, existe ainda uma lacuna em termos de conhecimento científico sobre a influência dos processos atencionais, das emoções e da regulação dessas emoções, em interação com os contextos diários. A presente dissertação pretendeu analisar, num primeiro momento, como a perceção de desafio-competência, a atenção sem esforço, o afeto positivo e negativo, e os contextos (atividade e companhia) explicam as variações na experiência ótima. Para tal, conduzimos um estudo com 245 adolescentes portugueses (14–19 anos, 63% sexo feminino) e utilizámos o Experience Sampling Method (ESM, Csikszentmihalyi & Larson, 1987). Os resultados revelaram que a perceção de desafio-competência, a atenção sem esforço e o afeto positivo tiveram um efeito positivo, enquanto que o afeto negativo teve um efeito negativo. Além disso, a atenção sem esforço e os contextos mediaram e moderaram estas relações, respetivamente. Num segundo momento, pretendemos analisar a influência das capacidades de autorregulação, nomeadamente o controlo atencional e as estratégias de regulação emocional (reavaliação cognitiva e supressão emocional), na experiência óptima da vida diária. Realizámos um estudo com 110 adolescentes portugueses (14-19 anos, 72% sexo feminino), no qual examinámos os efeitos destes preditores em dois níveis de análise (traço e estado) e a sua interação com os contextos (atividade e companhia). Para isso, usámos medidas retrospetivas e o ESM em dois momentos do ano escolar (Wave 1 e Wave 2). Os resultados mostraram que o controle atencional e as estratégias de regulação foram preditores significativos em diferentes níveis de análise e que os contextos moderaram algumas dessas relações. Em geral, esta dissertação mostra resultados promissores sobre o papel da autorregulação e do afeto na experiência ótima dos adolescentes, sustentada numa perspetiva ecológica de funcionamento. Evidencia, ainda, a pertinência de se estimular o controlo atencional e o uso flexível das estratégias de regulação emocional em intervenções com adolescentes que promovam experiências ótimas na vida diária.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77296
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dionisia Freitas Tavares.pdfTese de Doutoramento2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID