Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77247

TítuloHidrogénio automóvel e sustentabilidade: perspetivas de consumidores
Autor(es)Gomes, Ricardo Silva
Orientador(es)Heath, Maria Teresa Soares Pereira
Palavras-chaveHidrogénio
Sustentabilidade
Consumidor
Perspetivas
Hábitos
Hydrogen
Sustainability
Consumer
Perspectives
Habits
Data2021
Resumo(s)A presente dissertação de mestrado tem como objetivo primordial a exploração da perceção de consumidores acerca da viabilidade do hidrogénio como combustível. A sustentabilidade é igualmente um tema cada vez mais emergente na sociedade, e a nível mundial. Para tal, irão ser pesquisadas as perspetivas dos consumidores em relação à opção da célula de combustível, enquadradas em questões relacionadas com a sustentabilidade. De forma a procurar compreender as perspetivas dos consumidores em relação a estes dois temas, irão ser investigados fatores internos e externos que possam influenciar os consumidores nas suas perspetivas e tomadas de decisão aquando a compra de um automóvel novo. Neste contexto, reflete-se igualmente acerca do gap entre atitudes dos consumidores relativas à sustentabilidade e os comportamentos menos sustentáveis que estes possam ter. Há ainda limitados estudos que verifiquem as questões relativas à utilização do hidrogénio como combustível predominante no planeta. A presente investigação acrescenta conhecimento em relação a esta opção, enquanto ilumina o gap entre atitudes e comportamentos dos consumidores neste contexto. Após análise cuidada e reflexiva da literatura atualmente disponível, parta-se para a investigação dos pontos acima referidos. De forma a realizar esta investigação, proceder-se-á à idealização e posterior realização de pesquisa do foro qualitativo. A pesquisa passa pela realização de vinte e três entrevistas semiestruturadas a consumidores de variadas idades, áreas de residência e setores profissionais, para que se possa obter diversidade de opiniões. Como principais conclusões obtidas na investigação, destacam-se a realidade do hidrogénio ainda não estar no seu máximo nível de desenvolvimento e níveis elevados de utilização, ambos a nível mundial. Esta realidade dever-se-á potencialmente a falta de promoção em canais de marketing e por falta de desenvolvimento relativo à confirmação das potencialidades que esta opção permite. Por fim, o gap entre atitudes e comportamento demonstrou ser um sério obstáculo à evolução para a sustentabilidade, uma vez que os consumidores provaram por vezes, através das entrevistas, colocar em causa a preocupação sustentável se esta tiver de colocar a comodidade dos participantes em segundo plano.
The main purpose of this master's dissertation is to explore consumers' perception of the viability of hydrogen as a fuel. Sustainability is also an increasingly emerging issue in society, and worldwide. To this end, consumers' perspectives of the fuel cell option and issues related to sustainability will be researched. As such, this dissertation investigates the internal and external factors that may influence consumers in their perspectives and decision-making when purchasing a new car. Another point of analysis is the reflection on the gap between consumer attitudes regarding sustainability and the unsustainable behaviour that they may adopt. There are still limited studies that verify the issues related to the use of hydrogen as a predominant fuel on the planet. The present investigation adds knowledges to the field, whilst illuminating the attitude-behaviour gap regarding sustainability After a careful and reflective analysis of the currently available literature, it proceeds to investigate the points mentioned above. In order to carry out this investigation, a qualitative study was undertaken. It employs semi-structured interviews with twenty-three consumers of various, areas of residence and professional sectors, so as to achieve some diversity. As main conclusions obtained in the investigation, the reality of hydrogen is not yet at its maximum potential, potentially due to the lack of promotion in marketing channels and the lack of development regarding the confirmation of the potential that this option allows. Finally, the gap between attitudes and behavior has proved to be a serious obstacle to evolving to sustainability, as consumers have sometimes proved, through interviews, to call into question sustainable concern if it has to put the convenience of participants in the background.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77247
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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