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https://hdl.handle.net/1822/77206
Título: | A educação universitária brasileira em tempos de covid-19: os desafios da aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais na percepção de estudantes universitários |
Outro(s) título(s): | Brazilian university education in times of covid-19: the challenges of digital ict-mediated emergency remote learning in the perception of university students |
Autor(es): | Aquino, Thatiana Chaves D'Agostini |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Ensino remoto emergencial Pandemia Tecnologias de informação e comunicação Universitários Emergency remote learning Information and communication technologies Pandemic University students |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | As tecnologias de informação e comunicação digitais (TIC) moldam a sociedade desde o final do
século passado, o que implica que se tenham estabelecido neste século XXI como a quarta Revolução
Industrial. Esse cenário, somado à situação da pandemia de COVID-19, demandou para todo o sistema
educacional brasileiro a necessidade de trilhar novos rumos. Nesse contexto, surge o ensino remoto
emergencial, como alternativa viável proiritária para atender com celeridade de maneira efetiva as
demandas de escolarização e formação acadêmica impostas pela nova realidade. Todavia, mesmo
reconhecendo os esforços das instutições escolares diante da situação atual, acredita-se que o impacto da
suspensão das aulas presenciais não se distribui de forma homogénea na população escolar nacional,
atingindo principalmente os estudantes com menos recursos, aumentando ainda mais a desigualdade do
sistema educacional. Assim, a problemática da pesquisa é a seguinte: Qual a percepção dos estudantes
universitários brasileiros, sobre os desafios percebidos na aprendizagem remota emergencial mediada
pelas TIC digitais? Quais os antecedentes e recomendações para a educação no Brasil em tempos de
pandemia? Quais os principais riscos decorrentes da suspensão prolongada das aulas presenciais em um
contexto de distanciamento social? O Estudo é do tipo descritivo e exploratório, composto pelas seguintes
etapas: pesquisa bibliográfica realizada em fontes diversas; grupo focal com acadêmicos e pesquisa de
campo como 40 universitários brasileiros. O objetivo é o de: Identificar a percepção de estudantes
universitários, sobre os desafios da aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais;
conhecer quais os antecedentes e recomendações para a educação domiciliar no Brasil em tempos de
pandemia; e constatar os principais riscos decorrentes da suspensão prolongada das aulas presenciais em
um contexto de distanciamento social. Concluímos que a pandemia impactou sobremaneira a área
educacional, e que a mudança para o ensino virtual transformou repentinamente a vida de todas as famílias
brasileiras e, principalmente, renovou as discussões sobre a necessidade de tornar efetivo o acesso de toda
a comunidade escolar a uma internet de qualidade com vistas a uma utilização eficaz das TIC, bem como
escancarou todas as desigualdades sociais e tornou irrefutável a elitização que existe na educação. Digital information and communication technologies (ICT) have shaped society since the end of the last century, implying that they have established themselves in this 21st century as the fourth Industrial Revolution. This scenario, added to the situation of the COVID-19 pandemic, has demanded for the entire Brazilian educational system the need to tread new paths. In this context, emergency remote learning emerges as a viable alternative to meet the demands of schooling and academic training imposed by the new reality in a quick and effective way. However, even acknowledging the efforts of the school institutions in face of the current situation, it is believed that the impact of the suspension of face-to-face classes is not evenly distributed among the national school population, affecting mainly the students with fewer resources, further increasing the inequality of the educational system. Thus, the Problematic of the research is the following: What is the perception of Brazilian university students, about the perceived challenges in emergent remote learning mediated by digital ICTs? What are the background and recommendations for education in Brazil in times of pandemic? What are the main risks arising from the prolonged suspension of face-to-face classes in a context of social distance? The Study is of descriptive and exploratory type, composed of the following stages: Bibliographic research carried out in diverse sources; focus group with academics and field research as 40 Brazilian university students. The objective is to: Identify the perception of university students, about the challenges of emergency remote learning mediated by digital ICT; know what are the background and recommendations for home education in Brazil in times of pandemic; and note the main risks arising from the prolonged suspension of face-to-face classes in a context of social distance. We conclude that the pandemic had a great impact on the educational area, and that the change to virtual education suddenly transformed the lives of all Brazilian families and, mainly, renewed the discussions about the need to make effective the access of the whole school community to a quality internet with a view to an effective use of ICT, as well as, made increasingly clear all the social inequalities and made irrefutable the elitization that exists in education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77206 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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