Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77204

TítuloO papel do professor no desenvolvimento do currículo em Angola: um estudo exploratório
Outro(s) título(s)The teacher’s role in the process of curriculum development in Angola
Autor(es)Sousa, Clementina Nfuene Caquieca Afonso de
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveCurrículo
Práticas curriculares
Professor
Trabalho docente
Curriculum
Curriculum practices
Teacher
Teaching work
Data2021
Resumo(s)O presente trabalho de investigação espelha a realidade do processo educativo angolano onde o professor, embora seja um elemento central no sistema educativo (sem ele não haveria ensino), afigura-se, no entanto, muitas vezes, como mero executor do currículo nacional, na medida em que não se sente a sua participação na elaboração dos guias, programas pedagógicos e manuais escolares implementados nas escolas do país que, em muitos casos, contrasta com a realidade das mesmas, dificultando, assim, que se atinjam os objetivos do processo educativo. Esta realidade tem suscitado várias reflexões por parte de diferentes atores sociais sobre a qualidade que se pretende para o sistema de ensino em Angola. A formação de professores também constitui ainda um dos grandes desafios da educação em Angola, facto que se repercute na prática curricular dos professores, no processo educativo e, consequentemente, no aproveitamento escolar dos alunos. O presente trabalho de investigação, para além de fazer uma incursão sobre as temáticas relacionadas com o conceito de currículo, discute ainda o processo de desenvolvimento curricular, a autonomia curricular, as competências e práticas curriculares dos professores e seu impacto do ponto de vista das aprendizagens dos alunos, da autonomia da escola e do professor, da inovação curricular, entre outros aspetos. Este trabalho visa igualmente identificar os problemas resultantes da não participação dos professores na elaboração do currículo e suas implicações bem como valorizar a sua ação com vista ao desenvolvimento e inovação curricular no processo educativo angolano. Os resultados do estudo, com base na pesquisa feita aos professores, e especialistas em educação, evidenciam que ainda existe um distanciamento considerável entre o topo (órgãos de decisão) e a base (professores) que operacionalizam o currículo. Esta situação faz com que a participação dos professores no desenvolvimento do currículo seja caracterizada por ser uma postura eminentemente tecnicista, assumindo estes o papel de meros consumidores do currículo numa lógica de implementação e fidelidade à perspetiva normativo-administrativa.
This research work aims to show the reality of the Angolan teaching process whereas the teacher, despite being a central element of the process (there wouldn’t be teaching without him/her), is seen very often as a simple doer of the national curriculum. The teacher does not see participate in elaborating the guides, pedagogical programmes, coursebooks, which are implemented in the country schools, which in many cases it against the reality of the schools, making it difficult to reach the aims of the teaching process. This reality has been raising many reflections by different social acts on the desired quality for the teaching system in Angola. The teacher’s training also constitutes a major challenge of education in Angola, whose consequences are visible in the way teachers implement the curriculum, in the teaching process and, consequently, in students’ outcomes. The present research, beside dealing with the concept of curriculum, also discusses the curriculum development process, curriculum autonomy, teachers’ curriculum competence and practices as well as their impact on students’ learning, school and teachers’ autonomy, among many other aspects. This work equally identify the problems caused by teachers abstaining from participating in the curriculum elaboration and its implications, as well as highlighting its action in the curriculum development and innovation in the Angolan teaching process. The results of the present research, based on the research done with teachers, shows that there is still a relevant distance between the top (decision makers) and the bottom (teachers) who implement the curriculum. This situation makes teachers’ participation in the curriculum development to be characterised within a simply technical perspective, in so far as teachers’ role is situation within a perspective in which they are seen as mere consumers of the curriculum implementation and within a logic of fidelity to a top-down and normative-administrative perspective.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77204
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Clementina_Sousa.pdf3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID