Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77156
Título: | Impacto da literacia financeira na poupança das famílias |
Autor(es): | Neves, Catarina Norinho |
Orientador(es): | Thompson, Maria Mourão, Paulo |
Palavras-chave: | Crise financeira Literacia Financeira Poupanças Financial crisis Financial literacy Savings |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A crise económica e financeira que abalou o mundo nos últimos anos da década de 2000
suscitou um aumento do interesse pela literacia e educação financeira. O facto de a
iliteracia financeira dos cidadãos poder ter tido um impacto considerável nesta crise
financeira, elevou os níveis de atenção de diversas entidades académicas e profissionais
internacionais sobre esta questão, o que motivou o presente estudo.
Este estudo incide sobre uma amostra dos países pertencentes à Organização da Nações
Unidas no ano de dois mil e catorze (2014) e cuja análise tem por base um modelo
econométrico com o qual se pretende analisar o impacto da literacia financeira na
poupança das famílias. Deste modo, a tese começará com uma revisão literária sobre as
diversas definições de literacia financeira e suas determinantes, bem como a poupança das
famílias e suas determinantes, dando particular atenção à literacia financeira como
potencial determinante da poupança das famílias.
Tentamos focar na importância da literacia financeira para um melhor bem-estar da
economia e da sociedade, elencando os fatores que não beneficiam uma economia.
Por último, apresentamos os resultados da análise, os quais evidenciam uma relação
positiva entre as duas principais variáveis do estudo, razão pela qual concluímos deverem
os países dar elevada importância à educação financeira. The economic and financial crisis that shook the world in the late 2000s has sparked an increase in interest in financial literacy and education. The fact that the financial illiteracy of citizens may have had a considerable impact on this financial crisis has raised the levels of attention of several international academic and professional bodies on this issue, which has motivated the present study. This study focuses on a sample of the countries belonging to the United Nations in the year of two thousand and fourteen (2014) and whose analysis is based on an econometric model with which we intend to analyze the impact of financial literacy on household savings. Thus, the thesis will begin with a literary review of the different definitions of financial literacy and its determinants, as well as household saving and its determinants, paying particular attention to financial literacy as a potential determinant of household saving. We try to focus on the importance of financial literacy for a better well-being of the economy and society, listing the factors that do not benefit an economy. Finally, we present the results of the analysis, which show a positive relationship between the two main variables in the study, which is why we conclude that countries should give great importance to financial education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77156 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Catarina+Neves.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons