Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77156

TítuloImpacto da literacia financeira na poupança das famílias
Autor(es)Neves, Catarina Norinho
Orientador(es)Thompson, Maria
Mourão, Paulo
Palavras-chaveCrise financeira
Literacia Financeira
Poupanças
Financial crisis
Financial literacy
Savings
Data2021
Resumo(s)A crise económica e financeira que abalou o mundo nos últimos anos da década de 2000 suscitou um aumento do interesse pela literacia e educação financeira. O facto de a iliteracia financeira dos cidadãos poder ter tido um impacto considerável nesta crise financeira, elevou os níveis de atenção de diversas entidades académicas e profissionais internacionais sobre esta questão, o que motivou o presente estudo. Este estudo incide sobre uma amostra dos países pertencentes à Organização da Nações Unidas no ano de dois mil e catorze (2014) e cuja análise tem por base um modelo econométrico com o qual se pretende analisar o impacto da literacia financeira na poupança das famílias. Deste modo, a tese começará com uma revisão literária sobre as diversas definições de literacia financeira e suas determinantes, bem como a poupança das famílias e suas determinantes, dando particular atenção à literacia financeira como potencial determinante da poupança das famílias. Tentamos focar na importância da literacia financeira para um melhor bem-estar da economia e da sociedade, elencando os fatores que não beneficiam uma economia. Por último, apresentamos os resultados da análise, os quais evidenciam uma relação positiva entre as duas principais variáveis do estudo, razão pela qual concluímos deverem os países dar elevada importância à educação financeira.
The economic and financial crisis that shook the world in the late 2000s has sparked an increase in interest in financial literacy and education. The fact that the financial illiteracy of citizens may have had a considerable impact on this financial crisis has raised the levels of attention of several international academic and professional bodies on this issue, which has motivated the present study. This study focuses on a sample of the countries belonging to the United Nations in the year of two thousand and fourteen (2014) and whose analysis is based on an econometric model with which we intend to analyze the impact of financial literacy on household savings. Thus, the thesis will begin with a literary review of the different definitions of financial literacy and its determinants, as well as household saving and its determinants, paying particular attention to financial literacy as a potential determinant of household saving. We try to focus on the importance of financial literacy for a better well-being of the economy and society, listing the factors that do not benefit an economy. Finally, we present the results of the analysis, which show a positive relationship between the two main variables in the study, which is why we conclude that countries should give great importance to financial education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77156
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Catarina+Neves.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID