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https://hdl.handle.net/1822/7713
Título: | Poéticas visuais e textuais nas duas primeiras décadas do século XX. Casos paradigmáticos na vanguardas de expressão alemã e inglesa: Wassily Kandinsky e Ezra Pound; Else Lasker-Schüller e Wyndham Lewis |
Autor(es): | Veloso, Maria Manuela Ribeiro |
Orientador(es): | Macedo, Ana Gabriela Vilas-Boas, Gonçalo |
Data: | 10-Mar-2008 |
Resumo(s): | Esta tese tem por objectivo verificar a intercepção de linguagens visuais e textuais em
duas das primeiras vanguardas do Modernismo Europeu – o Expressionismo alemão e o
Vorticismo inglês, nos anos 10 e 20, bem assim como pôr em evidência as
conceptualizações teóricas que as informavam. Simultaneamente faz-se um estudo
comparativo das revistas emanadas pelos movimentos em análise, enquanto instrumentos
crítico-literários e de veiculação dos pressupostos estéticos dos mesmos; este estudo
levar-nos-á ao enfoque na poética visual que Wassily Kandinsky desenvolveu na fase de
Der Blaue Reiter e na poética textual que Ezra Pound formulou no período Vorticista,
respectivamente.
A confluência da teorização e da criação artísticas nos movimentos visados será em
seguida testada na produção literária de Else Lasker-Schüler no âmbito da revista Der
Sturm, bem como na escrita essencialmente programática e ocasionalmente ficcional de
Wyndham Lewis na revista Blast. A dupla vocação destes autores, na pintura e na
escrita, será um vector de análise na aplicação das poéticas visuais e textuais aqui
propostas, cujo pendor sinestésico aponta para uma estética transversal potenciadora de
identidades percepcionais, no contexto de uma modernidade revisitada. The focus of this thesis is the interface of visual and textual languages in two of the first avant-garde movements of European Modernism: German Expressionism and English Vorticism – during the first and the second decade of the twentieth century. Moreover, it aims at critically displaying the theoretical conceptualizations by which they have been induced. Simultaneously, a comparative study of the “little magazines” of these movements will be made. “Little magazines” are here treated as critical and literary instruments that helped to convey the aesthetic principles of the avant-garde movements to which they belonged. Such a study will bring into focus, namely, Kandinsky’s visual poetics – during Der blaue Reiter period –, as well as Ezra Pound’s textual poetics during his Vorticist phase. The conjunction of theory and artistic creation in the above named movements will be subsequently analysed in Else Lasker-Schüler‘s literary production in the context of Der Sturm magazine, as well as in Wyndham Lewis’s writings (mainly programmatic and, in a few cases, fictional) in the context of the Blast magazine. These authors double endowment, i.e., painting and writing, will support our analysis of the above mentioned interface of the textual and visual poetics of their work in the period referred, within the framework of a revisited modernity. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Literatura - Ramo de conhecimento Literatura Comparada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7713 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ELACH - Teses de doutoramento |
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