Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77092

TítuloO trabalho do jornalista no mundo televisivo e a dependência da imagem
Outro(s) título(s)The journalist in the television world and the dependence on the image
Autor(es)Pereira, Ana Rita Silva
Orientador(es)Silva, Elsa Costa e
Palavras-chaveTelevisão
Jornalismo
Informação
Imagem
Television
Journalism
Information
Image
Data2021
Resumo(s)O presente trabalho resulta da experiência de estágio de três meses na redação da SIC, em Matosinhos, e integra um estudo que tem como finalidade perceber quais os principais mecanismos utilizados pelos profissionais de comunicação, para contornar as limitações causadas pela imagem durante o processo de produção noticiosa. Uma vez que não há televisão sem existir imagem, os jornalistas e os restantes profissionais de comunicação olham para esta dependência como uma condição inerente ao meio que elegeram para trabalhar. A visibilidade que uma imagem dá a um determinado acontecimento faz com que o telespectador prefira um telejornal que tenha como pano de fundo tragédias, catástrofes, crimes e desgraças e, por isso, a oferta televisiva gira em torno do “ver para crer”. É, por isso, recorrente que os jornalistas escrevam as notícias para as imagens disponíveis, dado o poder que estas ganham no meio, sendo esta uma das conclusões retiradas da investigação. A forma sobrepõe-se ao conteúdo, uma vez que as imagens determinam a informação, sendo comum que a emoção ganhe sobre a razão. Temas como a pobreza ou a violência tornam-se difíceis de retratar em jornalismo televisivo, dado que o poder associado à imagem cria também medo e vergonha e, por isso, nem sempre é fácil para o jornalista contar estas histórias em televisão. Ainda assim, há mecanismos como o arquivo, o grafismo e a gravação de vivos que ajudam a solucionar os constrangimentos trazidos pela imagem que, em televisão, determina o que é lançado para o ar.
The work presented here reports a three-month internship experience at SIC, in Matosinhos, and is part of a study that aims to understand the main mechanisms used by communication professionals to deal with limitations associated to the news images, during the news production process. Since there is no television without picture, journalists and other communication professionals see this dependency as an inherent condition of their profession. The visibility that an image gives to a certain event makes the viewer prefer a newscast that has tragedies, catastrophes, crimes and misfortunes as a backdrop and, therefore, the television offer revolves around the "seeing to believe". Often the journalist writes the news for the available images, because of the impact they have. This is one of the conclusions of this research. Form is prioritized over content, since the images set the information, and frequently emotion wins over reason. Themes such as poverty or violence become difficult to picture in television journalism, given that the power associated with the image also creates fear and shame and, for this reason, it is not always easy for the journalist to report these stories on television. Even so, there are mechanisms such as the archives, the graphics and recordings that help to solve the restriction brought by the image that, in television, determines what goes into live broadcast.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77092
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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