Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77045

TítuloGestão do conhecimento e o uso de plataformas digitais no sector público: um estudo de caso do Sistema Eletrónico de Informações (SEI)
Outro(s) título(s)Knowledge management and digital platforms in public sector: a case study of the Electronic Information System (SEI)
Autor(es)Machado, Thais Gomes
Orientador(es)Silva, Nuno Miguel Costa Ribeiro
Araújo, Joaquim Filipe
Palavras-chaveGestão do conhecimento
Plataforma SEI
Setor público
Knowledge management
Public Sector
SEI Platform
Data2021
Resumo(s)Nas últimas duas décadas a Gestão do Conhecimento (GC) tem tomado notoriedade e adentrado as discussões e práticas de gestão administrativa, se tornando um imperativo às organizações públicas contemporâneas que têm, face a um cidadão cada vez mais consciente e exigente, o desafio de desenvolverem uma gestão coordenada capaz de responder às demandas sociais com responsabilidade, efetividade, economicidade e transparência. As ferramentas tecnológicas têm, nesse contexto, sido elencadas como um dos principais facilitadores da GC, uma vez que oferecem suporte à criação, arquivo, transferência e aplicação do conhecimento organizacional. O propósito deste trabalho é perceber se a implantação da plataforma de gestão de documentos Sistema Eletrónico de Informações (SEI), no âmbito de um órgão da administração pública brasileira, demonstrou-se capaz, na perceção dos funcionários, de promover o favorecimento dos processos que compõe a GC, bem como se sua adoção propiciou algum salto qualitativo à gestão do conhecimento da instituição. Para tanto, este estudo utilizou-se de questionário com respostas do tipo likert, inspiradas na Escala de Gestão do Conhecimento de Pais (2014), bem como algumas questões abertas. A análise descritiva dos dados extraídos do inquérito aponta uma perceção favorável dos funcionários quanto à influência do SEI aos processos que constituem a Gestão do Conhecimento, entretanto o exame da média geral de cada fator estudado não demonstra que essa “influência positiva” tenha sido suficiente para gerar um salto qualitativo na gestão do conhecimento da organização. Outro facto importante apontado pela análise descritiva é que um possível déficit do facilitador pessoas está a obstaculizar o departamento de usufruir dos benefícios da plataforma em sua totalidade.
In the last two decades, Knowledge Management (KM) has gained notoriety and entered the discussions and practices of administrative management, becoming an imperative for contemporary public organizations that have, in the face of an increasingly conscientious and demanding citizen, the challenge of developing a coordinated management able to respond to social demands with responsibility, effectiveness, economy and transparency. In this context, technological tools have been listed as one of the main facilitators of KM, as they support the creation, storage, transfer and application of organizational knowledge. The purpose of this paper is to analyse whether the implementation of Electronic Information System (SEI) document management platform, in the scope of a Brazilian public agency, was capable, in the employees' perception, of promoting the processes that constitute the KM, as well as whether its adoption provided any qualitative leap in Knowledge Management at this department. Therefore, this study used a questionnaire with likert-type answers, inspired by the Knowledge Management Scale by Pais (2014), as well as some open questions. The descriptive analysis of the data extracted from the survey indicates a positive perception by employees about the influence of SEI platform on the processes that constitute knowledge management, however the examination of the general average of each studied factor does not demonstrate that this "positive influence” has been enough to generate a qualitative leap in the institution knowledge management. Another important fact pointed out by the descriptive analysis is that a possible deficit of people facilitator is preventing the institution from enjoying the benefits of the platform in its entirety.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77045
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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