Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77040

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorFreitas, Tânia Catarina da Silvapor
dc.date.accessioned2022-04-19T21:30:17Z-
dc.date.available2022-11-18T07:00:22Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.date.submitted2020-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77040-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivos: i) construção e evidências de validade e de fidelidade do Teste de Avaliação da Fluência (TAF), com formas de teste equalizadas vertical e horizontalmente para alunos do 1.º ao 4.º ano; ii) determinação da curva de crescimento da fluência de leitura do 2.º ao 4.º ano e análise da influência de preditores fixos como o sexo, ter versus não ter ação social escolar (ASE) e as habilitações literárias maternas na curva de crescimento; iii) exploração do papel mediador da fluência na relação entre variáveis cognitivo-linguísticas e a compreensão da leitura em alunos do 2.º e 3.º anos. Para o estudo de construção do TAF utilizou-se uma amostra de 889 alunos do 1.º ao 4.º ano. Para estudar a evidência de validade baseada na relação teste-critério, considerando as relações entre os resultados no TAF e outros testes de leitura, bem como a associação entre os resultados no TAF e a avaliação efetuada pelos professores titulares, recorreu-se a uma subamostra de alunos do 1.º ao 4.º ano (N = 233). Recolheram-se dados de uma segunda amostra para analisar a evidência de validade convergente e de fidelidade. Um total de 105 alunos do 1.º ao 4.º ano realizaram o TAF e uma medida adicional de fluência. Os resultados obtidos face ao primeiro objetivo mostraram que a equalização converteu as pontuações brutas de cada forma de teste em pontuações equalizadas, colocando-as numa mesma métrica. O TAF apresentou indicadores de fidelidade e de validade adequados. Para responder ao segundo objetivo, usou-se uma amostra de 161 alunos do 2.º ao 4.º ano, que responderam ao TAF. O modelo com melhor ajustamento aos dados foi o quadrático, caracterizado por uma desaceleração a partir do ponto de inflexão (13.4 meses, correspondente ao final do 2.º ano). Os resultados mostraram que alunos que não tinham ASE e com mães com habilitações literárias mais elevadas tiveram melhores desempenhos em fluência de leitura, ao contrário do sexo, que não teve nenhum efeito. Para a prossecução do terceiro objetivo, foi usada uma amostra de 161 alunos do 2.º e 3.º anos, que realizaram uma bateria de testes, para avaliar a descodificação, o vocabulário, a nomeação rápida e a compreensão da leitura. Além do efeito direto da fluência de leitura na compreensão da leitura, invariante no 2.º e 3.º anos, foi também suportado o seu papel mediador (mediação total), quer na relação entre a descodificação e a compreensão da leitura, significativamente maior no 2.º ano do que no 3.º ano; quer na relação entre a nomeação rápida e a compreensão da leitura, invariante em ambos os anos. Os resultados obtidos são discutidos e são apresentadas limitações, bem como orientações para investigações futuras.por
dc.description.abstractThis investigation aimed to: i) construction and validity and reliability evidence of the Reading Fluency Test, with test models vertically and horizontally equalized for students from first to fourth grade; ii) determining the growth curve of reading fluency from second to fourth grade and analysis of the influence of fixed predictors such as gender, the attribution of school social benefits and the maternal educational levels on the growth curve; iii) exploration of the mediating role of reading fluency in the relationship between cognitive-linguistic skills and reading comprehension in second and third grade students. For the construction of the Reading Fluency Test study a sample of 889 students from first to fourth grade was used. To study the evidence of validity based on the test-criterion relationship, considering the relations between the results on the Reading Fluency Test and other reading tests, as well as the association between Reading Fluency Test results and teacher conducted assessment, a subsample of students from first to fourth grade was used (N = 233). Data was collected from a second sample to analyze the evidence of convergent validity and reliability. A total of 105 students from first to fourth grade performed the Reading Fluency Test and an additional measure of fluency. The results related to the first goal showed that equalization converted the gross scores of each test form in equalized scores, placing them in the same metric. The Reading Fluency Test demonstrated adequate reliability and validity indicators. To answer the second goal, a sample of 161 students from second to fourth grade, who were subjected to the Reading Fluency Test, was used. The best-fitting model to the data was the quadratic model, characterized by a deceleration from the inflection point (13.4 months, corresponding to the end of the second grade). The results showed that students who did not have school social benefits and with mothers with higher educational levels had better performances in reading fluency, in contrast to gender, which had no effect. In order to respond to the third goal, a sample of 161 students from second and third grade, who took a battery of tests, to evaluate the decoding, vocabulary, rapid naming and reading comprehension, was used. In addition to the direct effect of reading fluency on reading comprehension, invariant in the second and third grades, its mediating role (total mediation) was also supported, both in the relationship between decoding and reading comprehension, which was significantly greater in second grade than third grade and in the relationship between rapid naming and reading comprehension, which was invariant in both grades. The results obtained are discussed and limitations are presented, as well as guidelines for future investigations.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho, conduzido no Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, foi suportado por Bolsa de Investigação (Referência: SFRH/BD/108561/2015), financiada por fundos nacionais do Ministério da Educação e Ciência e pelo Fundo Social Europeu através do POCH – Programa Operacional Capital Humano.por
dc.language.isoporpor
dc.relationSFRH/BD/108561/2015por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectcurvas de crescimentopor
dc.subjectequalizaçãopor
dc.subjectfluência de leiturapor
dc.subjectmediaçãopor
dc.subjectequatingpor
dc.subjectgrowth curvespor
dc.subjectmediationpor
dc.subjectreading fluencypor
dc.titleDesenvolvimento da fluência de leitura e o seu papel mediador na relação entre variáveis cognitivo-linguísticas e a compreensão da leiturapor
dc.title.alternativeDevelopment of the reading fluency and its mediating role in the relationship between cognitive-linguistic variables and the reading comprehensionpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101546513por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Catarina da Silva Freitas.pdf2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID