Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77035

TítuloTecnologia Educativa na formação inicial de Educadores de Infância e Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso múltiplo Portugal-Brasil
Outro(s) título(s)Educational Technology in the initial training of Kindergarten and Primary School Teachers: a multiple case study Portugal - Brazil
Autor(es)Moreira, Lilian da Silva
Orientador(es)Ramos, Altina
Costa, Nielce Meneguelo Lobo da
Palavras-chaveFormação de Professores
SAMR
TPACK
TIC
Teacher training
SAMR
ICT
Data26-Out-2020
Resumo(s)As tecnologias digitais, em particular a internet, proporcionam o acesso pleno à informação o que implica mudanças em todos os setores da sociedade. Vivemos hoje na sociedade da informação, sem barreiras de tempo nem de espaço na comunicação entre pessoas. A formação docente, na área das TIC, tem crescido muito nos últimos anos devido às transformações da sociedade. Neste contexto, estudamos que formação recebem os futuros educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, e Pedagogia, no Estado de São Paulo, no Brasil para o uso educativo das tecnologias digitais. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo. A pesquisa teve dois tipos de recolha de dados: a documental e a de campo. Na pesquisa documental elencamos os cursos existentes em ambos os casos, analisamos a sua legislação, os relatórios nacionais e internacionais sobre as competências digitais que os docentes e as crianças devem possuir e subsidiamos a pesquisa em autores que apontam as tendências de formação docente sobretudo com tecnologia. O modelo TPACK, sobre os conhecimentos profissionais docentes, e o SAMR, sobre níveis de apropriação e uso de tecnologia, forneceram-nos o aporte teórico para o estudo. Foram também estudados a questão da literacia digital nas crianças de zero a dez anos, as TIC no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e a formação necessária aos docentes para desenvolver essas competências nas crianças. A pesquisa de campo foi feita por entrevistas a coordenadores e docentes e questionário online aos alunos do último ano dos cursos. Os dados qualitativos foram tratados através de análise de conteúdo, com suporte do NVivo12 e os dados quantitativos oriundos dos questionários foram analisados com base na estatística descritiva, com suporte do SPSS25. Os resultados indicam que a formação recebida no curso é insuficiente para trabalhar adequadamente com meios digitais e crianças uma vez que ou inexistem nos cursos de formação inicial disciplinas que os preparem ou, quando essas existem, a formação se restringe, no Brasil, essencialmente a temáticas teóricas e, em Portugal, a abordagens instrumentais (uso de aplicativos ou programas). Os dados mostraram também que os futuros docentes apontam que não vivenciaram exemplos do uso educativo das TIC, durante o curso não puderam aplicar o que aprenderam no estágio ou, quando aplicaram, fizeram-no de forma muito incipiente. A análise dos dados permite-nos sugerir que na formação dos futuros docentes, em ambos os países, deveria haver uma disciplina anual, de caráter obrigatório, com componente prática para que os estudantes pudessem aproximar a teoria da prática pedagógica de forma a discutir e refletir aspetos teóricos e aspetos práticos do uso educativo das TIC na sala de aula, com as crianças, de maneira a que estas desenvolvessem sua literacia digital.
Digital technologies, particularly the Internet, provide full access to information, which entails changes in all sectors of society. We are living today in the information society where there are no time or space barriers in the communication among people. Teacher training in ICT has increased tremendously in recent years due to the changes in society. It is within this context that this study examined what type of training future kindergarten and primary school teachers in Portugal and pedagogy teachers in the state of S. Paulo in Brazil received in terms of the educational use of digital technologies. A qualitative methodology of the multiple case study type was used. The research comprised two types of data collection: documentary and fieldwork. With regard to documentary research, all the existing courses in both cases were considered and their underlying legislation analysed, as were the national and international reports on the digital competences that teachers and children should have. Research was further developed by studying the work of authors that point out trends in teacher training, especially regarding technology. The TPACK model, which focuses on teachers' professional knowledge, and the SAMR, which examines the levels of uptake and use of technology, provided the theoretical grounding for the study. Other issues studied were digital literacy of children up to the age of ten, ICT in Primary School and the required training for teachers to develop these skills in children. Fieldwork involved conducting interviews with coordinators and teachers as well as an online questionnaire administered to students in the final year of their course. The qualitative data were processed through content analysis using NVivo12 while the quantitative data from the questionnaires were analysed based on descriptive statistics with resort to SPSS25. Results indicate that the training received on the course is insufficient to adequately work with digital media and children. The reasons appear to be manifold: either there are no subjects on the initial training courses that prepare them for this task or ,when there are, they tend to address mostly theoretical issues ( Brazil ) or , in the case of Portugal, have merely instrumental approaches( using applications or programmes) The data also showed that the future teachers did not personally experience situations of educational use of ICT while on the course and during their traineeship were not able to apply what they had learned on the course or if they did it was in a very incipient manner. The data analysis allows one to suggest that in the training curriculum of future teachers in both countries there should be a mandatory annual subject, which would have practical features so that students could bridge the gap between theory and pedagogical practice, discussing and reflecting on theoretical and practical aspects of the educational use of ICTs in the classroom with children in order to allow them to develop their digital literacy.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências de Educação (Área de Especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77035
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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