Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76884

TítuloProblemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira
Autor(es)Correia, Bruna Sofia Anciães Lourenço Fernandes
Orientador(es)Ramon, Micaela
Felici, Maria Serena
Palavras-chaveEnsino-aprendizagem de PLE
Contexto universitário
Estudantes italofalantes
Ensino da gramática
Pronomes e determinantes demonstrativos
Demonstrative pronouns and determinants
Grammar teaching
Italian speaking students
Teaching-learning of portuguese as a foreign language
University context
Contesto universitario
Insegnamento-apprendimento del portoghese lingua straniera
Studenti italiani
Insegnamento di grammatica
Pronomi e determinanti dimostrativi
Data2021
Resumo(s)O presente relatório foi elaborado como requisito para a avaliação do segundo ano do Mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Português Língua Segunda da Universidade do Minho e visa a obtenção do grau de Mestre. Dá conta do trabalho desenvolvido durante o período de estágio na Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), em Roma, supervisionado pela Professora Doutora Mariagrazia Russo e pela Professora Doutora Maria Serena Felici, e orientado pela Professora Doutora Micaela Ramon. Para este efeito, foi elaborado um estudo intitulado “Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira”. Este relatório está organizado em duas partes. A primeira parte aborda a caracterização do contexto e faz o relato da prática de estágio. Na segunda parte, é feito o enquadramento do tema do relatório, o qual incidiu sobre o conhecimento e usos dos pronomes/determinantes demonstrativos nas línguas portuguesa e italiana. A análise dos dados recolhidos e a experiência prática realizada permitiram identificar as principais dificuldades e lacunas dos estudantes em relação a este tópico e propor estratégias facilitadoras da sua aquisição por parte de italofalantes.
This internship report was prepared as a requirement for the assessment of the second year of the Master's Degree in Portuguese as a Non Mother Language – Portuguese as a Foreign Language/Portuguese as a Second Language at the University of Minho, with the aim to obtain a Master's degree. It reports on the work developed during the internship period at the Università degli studi Internazionali di Roma (UNINT), in Rome, supervised by Professor Mariagrazia Russo and Professor Maria Serena Felici, and orientedd by Professor Micaela Ramon. For this purpose, a study entitled “Problems associated with the knowledge and use of pronouns and demonstrative determinants by Italian students speaking Portuguese as a Foreign Language” was elaborated. This report is organised into two parts. The first addresses the characterisation of the context and report of the internship practice. In the second part, the theme of the report is framed, which revolves around the description of what the demonstrative pronouns/determinants are in Portuguese and Italian. The analysis of collected data and a practical experience carried out allowed to identify the main difficulties and gaps of students in relation to this topic and to propose strategies that gacilitate its acquisition by Italian speakers.
Questo rapporto di tirocinio è stato preparato come requisito per la valutazione del secondo anno del Mestrado (Laurea Magistrale) in Portoghese come Lingua non Materna – Portoghese come Lingua Straniera/Portoghese come Seconda Lingua della Universidade do Minho. Il rapporto descrive il lavoro svolto durante il periodo di tirocinio all'Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), a Roma, sotto la supervisione della Professoressa Mariagrazia Russo e della Professoressa Maria Serena Felici, e orientato dalla Professoressa Micaela Ramon. A tal fine è stato elaborato uno studio dal titolo “Problemi connessi alla conoscenza e all'uso di pronomi e determinanti dimostrativi da parte di studenti italiani che parlano il portoghese come lingua straniera”. Questo rapporto è organizzato in due parti. Il primo riguarda la caratterizzazione del contesto e il resoconto della pratica del tirocinio. Nella seconda parte viene inquadrato il tema della relazione, che ruota attorno alla descrizione di cosa sono i pronomi/determinanti dimostrativi in portoghese e italiano. L'analisi dei dati raccolti e l'esperienza pratica hanno permesso di individuare le principali difficoltà e lacune degli studenti in relazione a questo argomento e di proporre strategie per facilitarne l'acquisizione da parte di italofoni.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLNM – PLE/Pl2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76884
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+Estágio+Bruna+Correia.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID