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https://hdl.handle.net/1822/76879
Título: | A literacia ambiental de alunos iniciantes e concluintes do ensino médio: o caso de uma escola do ensino médio do município de João Câmara |
Outro(s) título(s): | The environmental literacy of students initiating and completing high school: the case of a high school in the municipality of João Câmara |
Autor(es): | Rodrigues, Leandro Alves |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação em ciências Ensino médio Literacia ambiental Environmental education Environmental literacy High school Science education |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A educação em ciências tem, entre outros aspetos, a obrigação de formar cidadãos
ambientalmente alfabetizados e responsáveis, o que envolve não apenas trabalhar
conhecimentos, mas também promover uma conscientização e o desenvolvimento de uma
atitude de respeito para com o meio ambiente. Dado que, ao longo da escolaridade vão sendo
abordados diversos conhecimentos de Educação Ambiental ou com ela relacionados, a
Literacia Ambiental (LA) dos alunos deveria ir aumentando ao longo do ensino médio. No
entanto, a investigação sugere que isso pode não ser assim e que os alunos podem ter mesmo
baixos níveis de LA.
Neste contexto, este estudo tem o objetivo comparar o nível de literacia ambiental de
alunos do 1º e do 3º ano do ensino médio de uma escola brasileira. Para alcançar os objetivos
propostos para esta investigação, os dados foram recolhidos através de um questionário
online, que incluiu três grandes dimensões: conhecimento sobre o ambiente e
sustentabilidade, atitudes ambientais e comportamentos ambientais. Para aplicação do
questionário foram selecionadas todas as turmas do primeiro ano e do terceiro ano da escola
referida (N= 218 alunos). A recolha de dados foi efetuada pelo investigador através da
aplicação do questionário online que foi disponibilizado por WhatsApp e/ou e-mail por
intermédio da coordenação pedagógica da escola em estudo, após os encarregados de
educação terem dado autorização.
Observou-se que a maior parte dos inquiridos tinha conceções naturalista de meio
ambiente. Os alunos concluintes apresentaram conhecimentos ambientais melhores que os
iniciantes, apesar que ambos os grupos de alunos revelarem dificuldades em definir alguns
conceitos ecológicos, e também diferenciar problemas, causas, consequências e estratégias
de resolução dos problemas ambientais. No geral, os alunos iniciantes apresentaram atitudes
e comportamentos mais pró-ambientais do que os alunos concluintes, apesar de poucas
diferenças estatisticamente significativas. Estes resultados revelaram que estes alunos
brasileiros necessitam de educação ambiental para desenvolverem a sua literacia ambiental. Science education has, among other aspects, the obligation to train environmentally literate and responsible citizens, which involves not only working on knowledge, but also promoting awareness and the development of an attitude of respect for the environment. Given that, throughout schooling, various knowledge of Environmental Education or related to it are addressed, the Environmental Literacy (EL) of students should increase throughout high school. However, research suggests that this may not be so and that students may have even low levels of EL. In this context, this study aims to compare the level of environmental literacy of the 1st and 3rd grades of high school students in a Brazilian school. To achieve the proposed objectives for this investigation, data were collected through an online questionnaire, which included three major dimensions: knowledge about the environment and sustainability, environmental attitudes and environmental behaviours. For the application of the questionnaire, all classes from the first and the third grades of the referred school were selected (N= 218 students). Data collection was carried out by the researcher through the application of the online questionnaire, that was made available by WhatsApp and/or by email through the pedagogical coordination of the school under study, after the guardians had given authorization. It was observed that most students had naturalistic conceptions of the environment. The Senior students had better environmental knowledge than beginner students, although both groups of students revealed difficulties in defining some ecological concepts, and also in differentiating problems, causes, consequences and strategies for solving environmental problems. In general, beginning students showed more pro-environmental attitudes and behaviours than senior students, although there were few statistically significant differences. These results revealed that these Brazilian students need environmental education to develop their environmental literacy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76879 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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