Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/76749

TitleModelos de negócios no contexto da Sharing Economy: uma abordagem empírica de múltiplos estudos de caso
Author(s)Barreto, Marcílio Imbassahy Rodrigues
Advisor(s)Pinho, José Carlos M.
KeywordsSharing economy
Economia da partilha
Modelos de negócios
Ativos subutilizados
Distribuição de valor
Criação de valor
Sustentabilidade
Escalabilidade
Business models
Under-utilized assets
Value distribution
Value creation
Sustainability
Scalability
Issue date2021
Abstract(s)As práticas de partilha, como doações, ofertas, arrendamento e trocas, acompanham a história da humanidade desde o início dos tempos, mas nas últimas décadas evoluíram exponencialmente ao fazer uso da tecnologia em articulação com uma lógica capitalista. Sharing Economy passou a ser utilizado como um termo genérico que abrangem diferentes tipos de negócios com impactos ambientais, econômicos e sociais diversos. Essa investigação justifica-se pela necessidade de explorar uma vertente de gestão no desenvolvimento de iniciativas em Sharing Economy onde os métodos mais adequados são os estudos de caso e entrevistas semi-estruturadas. O framework utilizado inspira-se no trabalho de Acquier et al. (2019) que estabelece “quatro modelos de negócios distintos: Commoners, Plataforma Orientada a Missão, Matchmakers e Provedor de Infraestrutura Partilhada” (p. 11). Neste estudo, após definido o processo de amostragem, foram escolhidas cinco iniciativas para estudos de caso. É possível concluir que ainda há um longo caminho a percorrer para que gestores/empreendedores se sintam mais familiarizados com a temática de Sharing Economy. Por fim, é preciso reforçar que o perfeito entendimento de quais os intervenientes entre iniciativa e plataforma, fontes de recursos, ativos subutilizados, Distribuição e Criação de Valor são fundamentais para sobrevivência da iniciativa.
Sharing practices, such as donations, offers, exchange and tenancy, has been following the history of humanity since the beginning of times, although in recent decades these practices have evolved exponentially by making use of technology and capitalist mechanisms. Sharing Economy has been utilized as a generic term that includes different types of business with relevant environment, economic and social impacts. This dissertation is justified by the necessity to explore the managerial aspects in the initiatives` taken within the Sharing Economy. In terms of methodology the use of case studies and semi-structured interviews are often used in qualitative research. The conceptual framework was inspired in Acquirer et al. (2019) who “established four different business models configuration: Commoners, Mission-driven Platforms, Matchmakers and Shared Infrastructure providers” (p.11). Following the sampling process, five initiatives have been chosen for case studies. The conclusion is that there is still a long way to go for managers and entrepreneurs to feel more acquainted with Sharing Economy proposition. Lastly, it is necessary to reinforce that the perfect understanding of which types of peer-to-peer intermediation between platform and initiative, resource source, under-utilized assets, value distribution and value creation is crucial for the initiative´s survival.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76749
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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