Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7661

TítuloUma análise da investigação realizada no âmbito do mestrado em tecnologia educativa da Universidade do Minho
Outro(s) título(s)Une analyse de la recherche dans le cadre de la maitrise (2.e cycle universitaire) en technologie educative de l'Universite de Minho
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Gomes, Maria João
Palavras-chaveTecnologia educativa
Investigação
Metodologia
Data2006
CitaçãoCOLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 14, Lisboa, Portugal, 2006 – “Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005 : teorias e práticas : actas do Colóquio da AFIRSE”. [Lisboa : Universidade de Lisboa, 2006].
Resumo(s)Procurar conhecer o processo evolutivo da investigação em Tecnologia Educativa (TE) em Portugal é contribuir para a consolidação do conhecimento e das práticas neste domínio. É neste sentido que se orienta o estudo que servirá de suporte a esta comunicação e que constitui um contributo que consideramos útil e relevante apesar da existência de limitações reconhecidas ao nível do “objecto” de análise considerado, o qual deve ser encarado como um indicador, que entendemos ser representativo, da realidade da investigação em Tecnologia Educativa em Portugal. O objectivo desta comunicação consiste em apresentar os resultados da análise efectuada às dissertações de Mestrado em Educação, área do conhecimento em Tecnologia Educativa da Universidade do Minho, curso que no ano lectivo de 2005/2006 se encontra na sua décima edição. Neste texto apresentaremos alguns dos dados evidenciados pela análise das referidas dissertações, procurando inventariar e caracterizar as principais temáticas tratadas e a natureza metodológica da sua abordagem bem como identificar eventuais tendências temporais no domínio da investigação e das práticas pedagógicas no âmbito da TE. Foram analisadas 60 dissertações defendidas publicamente entre os anos de 1995 e 2005 e correspondentes a oito edições do curso.
Chercher à connaître le processus d’évolution de la recherche en Technologie éducative (TE) au Portugal, c’est contribuer à la consolidation de la connaissance et des pratiques dans ce domaine. L’étude qui sert de support à cette communication en constitue une contribution, à notre avis, utile et importante, bien qu’il faille reconnaître l’existence de limites au niveau de cet “objet” d’analyse qui doit néanmoins être considéré comme un indicateur représentatif de la réalité de la recherche en Technologie Educative au Portugal. L’objectif de cette communication est de présenter les résultats de l’analyse des mémoires de Maîtrise en Education (deuxième cycle universitaire), domaine de connaissance en Technologie Educative de l’Université du Minho, cours qui l’année scolaire 2005/2006 enregistre sa dixième édition. Dans ce texte, nous présentons quelques données mises en évidence par l’analyse de ces mémoires, en cherchant à y inventorier et à y caractériser les thématiques principales ainsi que la nature méthodologique de leur approche et l’identification des tendances temporelles dans le domaine de la TE. Ont été analysés 60 mémoires soutenus publiquement entre 1995 et 2005 qui correspondent à huit éditions du cours.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7661
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TE2_clara_coutinho_maria_gomes.pdf500,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID