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dc.contributor.advisorMatos, José C.por
dc.contributor.authorSantos, Carlos Manuel Miranda dospor
dc.date.accessioned2022-03-21T09:45:20Z-
dc.date.available2022-03-21T09:45:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76583-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civilpor
dc.description.abstractO presente trabalho foca a análise de um viaduto na Cidade do México através de duas perspetivas, estrutural e económica. A Cidade do México apresenta elevada probabilidade para ocorrência de sismos, os quais são responsáveis por grande parte das fatalidades quando comparados com outros desastres naturais. Além disso, apresenta problemas relacionados com assentamentos do solo que surgem, principalmente, pela extração de água e consequente consolidação das camadas de solo. Deste modo, surge a necessidade de avaliar a segurança do viaduto, com recurso à modelação estrutural em CSiBridge 2016, em relação à ação sísmica e a possíveis assentamentos diferenciais. A análise da capacidade última do tabuleiro em relação aos efeitos de flexão provocados pelo assentamento diferencial máximo é baseada numa análise linear e na verificação da resistência da secção transversal. A abordagem utilizada para avaliar o desempenho sísmico do viaduto na direção longitudinal tem em consideração o comportamento não linear dos materiais. Por fim surge a análise do custo do ciclo de vida e foca, essencialmente, os custos diretos atribuídos ao responsável pela infraestrutura, os custos de construção e os custos de manutenção.por
dc.description.abstractThe present work analyses a Mexican viaduct from an economical and structural perspective. Mexico City is located in a high seismicity region. Therefore, the occurrence of earthquakes has led to a high number of fatalities comparing with other natural disasters. Moreover, there are settlement problems caused mainly by the water extraction from the subsoil. For this reason, there is a need to evaluate the safety of the viaduct, by modelling its structural response under seismic actions and differential settlements in CSiBridge software. The evaluation of the ultimate flexural resistance of the deck due to the maximum differential settlements is based in a linear analysis checking the moment-curvature relationship for the existing cross section. The approach used to assess the seismic performance of the viaduct in the longitudinal direction considers the nonlinear materials behavior. Finally, a life cycle cost analysis (LCCA) is developed focusing on the direct costs to the transport agencies, the construction costs and maintenance costs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModelação estruturalpor
dc.subjectAssentamentos diferenciaispor
dc.subjectAnálise pushoverpor
dc.subjectAnálise do custo do ciclo de vidapor
dc.subjectStructural modellingpor
dc.subjectDifferential settlementspor
dc.subjectPushover analysispor
dc.subjectLife cycle cost analysispor
dc.titleAnálise estrutural e análise do custo de ciclo de vida de um viaduto na Cidade do Méxicopor
dc.title.alternativeViaduct in Mexico City: life cycle cost analysis and structural analysispor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202643085por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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