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dc.contributor.advisorCabral, Jorgepor
dc.contributor.authorLobo, Pedro Alexandre Costapor
dc.date.accessioned2022-03-17T10:15:14Z-
dc.date.available2022-03-17T10:15:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76562-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadorespor
dc.description.abstractA introdução da condução autónoma no setor automóvel, aumentou a necessidade de sistemas elétricos/eletrónicos (E/E). Como a falha destes sistemas pode resultar na perda do controlo do veículo, a necessidade por sistemas resilientes têm aumentado neste setor. Sistemas resilientes garantem uma baixa probabilidade de falha ao longo da sua vida. Esta baixa probabilidade de falha é alcançada através do uso de redundância e de boas práticas. Apesar de redundância aumentar a resiliência de um sistema, este aumento não é objetivamente quantificável. Tradicionalmente, modelação de resiliência e testes acelerados são utilizados para estimar a probabilidade de falha do sistema ao longo da sua vida. Esta dissertação visou estudar a eficiência dos métodos tradicionais de estimação de resiliência no contexto dos atuais sistemas automóvel. Para alcançar este objetivo, inicialmente foi desenvolvida uma arquitetura resiliente de hardware para um sensor automóvel. Para estimar a resiliência desta arquitetura e auxiliar o seu desenho, foi desenvolvido um modelo de resiliência com base em Cadeias de Markov, o qual foi simulado recorrendo a métodos de Monte Carlo. Após a implementação da arquitetura desenvolvida, uma amostra com 10 sistemas foi submetida a testes acelerados, os quais recorreram a temperatura como fator de aceleração. Para realizar estes testes, foi previamente desenvolvido um setup de testes online. A partir da aplicação dos métodos tradicionais de estimação foi possível concluir que, atualmente, estes métodos não são eficientes para estimar sistemas resilientes no contexto de sistemas automóvel. Por um lado, os fornecedores de componentes não fornecem informação suficiente para realizar estimativas de resiliência fiáveis através de modelos de resiliência. Por outro lado, os fatores de aceleração alcançados durante os testes acelerados não são suficiente para alcançar a fase final da vida de um sistema e assim obter a sua distribuição de falhas, num período que não comprometa o time-to-market.por
dc.description.abstractThe introduction of autonomous driving in the automotive sector has increased the necessity of electrical/electronic (E/E) systems. Given that the failure of these systems can result in the loss of control of a vehicle, the necessity for resilient systems has also increased over the years. Resilient systems guarantee the low probability of failure over its lifespan. This low probability of failure is achieved through redundancy and best practices. Although, the redundancy of a given system can promote the system’s resilience, it is not objectively quantifiable. Traditionally, the modulation of resiliency and empirical methods are used to estimate the probability of failure of a system during its lifespan. This dissertation addresses the study of efficiency of these traditional methods used for the estimate of the resiliency but focused on contemporary automotive systems. In order achieve this objective, a development of a hardware resilient architecture was initially made for an automotive sensor. To estimate the resiliency of the architecture and its design, a model of resiliency was developed, based in Markov chain, and simulated using a Monte Carlo method. After the implementation of the developed architecture, a sample of 10 systems were submitted to accelerated tests, which resource to temperature as a factor of acceleration. To accomplish these tests, a pre-emptive development was made of setup for online tests. The application of traditional methods of estimation, it was possible to conclude that at this moment, these methods are insufficient to estimate resilient systems for an automotive application. On the hand, manufactures of components do not provide sufficient information to make appraisals of their resiliency using the mentioned models of resiliency. Still, the acceleration factors achieved during the accelerated tests were not sufficient to reach wear-out and, thus, obtain a distributed failure of a given system, at least within a timeline that does not compromise the time-to-market.por
dc.description.sponsorshipThis work is supported by: European Structural and Investment Funds in the FEDER component, through the Operational Competitiveness and Internationalization Programme (COMPETE 2020) [Project nº 037902; Funding Reference: POCI-01-0247-FEDER-037902].por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectDesenvolvimento de hardware resilientepor
dc.subjectRedundânciapor
dc.subjectModelação de resiliênciapor
dc.subjectTestes aceleradospor
dc.subjectSimulação de Monte Carlopor
dc.subjectResilient hardware developmentpor
dc.subjectRedundancypor
dc.subjectResiliency modulationpor
dc.subjectAccelerated testingpor
dc.subjectMonte Carlo simulationspor
dc.titleDesenho e teste de sistemas resilientespor
dc.title.alternativeDesign and testing for reliabilitypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202797830por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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