Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76207

TítuloO impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
Outro(s) título(s)The impact of creating a branding and communication strategy in building the brand love: a case study of the launch of Hévoa in Portugal
Autor(es)Ferreira, Cláudia Sofia Sousa
Orientador(es)Nogueira, Sónia Fernanda Moreira
Palavras-chaveBstratégias de branding
Brand love
Estratégias de comunicação
Estratégias de marketing
Branding strategies
Communication strategies
Marketing strategies
Data2021
Resumo(s)A atual sociedade de consumo está amplamente marcada pela presença de uma panóplia de marcas que almejam adquirir posições de destaque no mercado e agregar valor junto do consumidor. Para tal, procuram desenvolver estratégias para serem amadas pelos consumidores, de forma que estes se tornem fiéis às mesmas. Assim sendo, no desenvolvimento das marcas, o processo de branding e de definição de estratégias de comunicação torna-se um ponto chave para o sucesso da marca no mercado, levando à construção de relações duradouras com os consumidores alvo. O presente estudo recai sobre a experiência de estágio curricular na agência DETA, tentando perceber o modo como a aplicação de estratégias de branding e de comunicação contribuem para a criação futura de brand love dos clientes a uma marca. Para tal, e tendo em vista a recolha de dados, adotamos um método de pesquisa qualitativo, com recurso a pesquisa exploratória, nomeadamente, entrevistas semiabertas e análise documental. Os principais conceitos teóricos foram cruzados com o caso de estudo em análise, evidenciando a influência da escolha de estratégias de branding e comunicação na criação de marcas. Espera-se, ainda, que o presente estudo traga um contributo prático, na medida em que se possa oferecer aos profissionais de marketing mecanismos para implementar estratégias de comunicação, de modo a cultivarem o sentimento de amor pela marca junto do seu público-alvo, levando a uma possível fidelização.
The current consumer society is largely marked by the presence of a panoply of brands that aim to acquire prominent positions in the market and add value to the consumer. To this end, they seek to develop strategies to be loved by consumers, so that they become loyal to them. Therefore, in brand development, the branding process and definition of brand communication strategies become a key point for the brand's success in the market, leading to the construction of lasting relationships with target consumers. The present study focuses on the experience of curricular internship at DETA agency, trying to understand how the application of branding and communication strategies contributes to the future creation of brand love from customers to a brand. To this end, and intending to collect data, we adopted a qualitative research method, using exploratory research, namely, semi-open interviews and document analysis. The main theoretical concepts were crossed with the case study under analysis, showing the influence of the choice of branding and communication strategies in the creation of brands. It is also expected that this study will bring a practical contribution, as it can offer marketing professionals mechanisms to implement communication strategies, to cultivate the feeling of love for the brand among its target audience, leading to possible loyalty.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76207
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO+ESTAGIO_CLAUDIA+FERREIRA_PG39608.pdf3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID