Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76207
Título: | O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal |
Outro(s) título(s): | The impact of creating a branding and communication strategy in building the brand love: a case study of the launch of Hévoa in Portugal |
Autor(es): | Ferreira, Cláudia Sofia Sousa |
Orientador(es): | Nogueira, Sónia Fernanda Moreira |
Palavras-chave: | Bstratégias de branding Brand love Estratégias de comunicação Estratégias de marketing Branding strategies Communication strategies Marketing strategies |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A atual sociedade de consumo está amplamente marcada pela presença de uma panóplia de marcas que almejam adquirir posições de destaque no mercado e agregar valor junto do consumidor. Para tal, procuram desenvolver estratégias para serem amadas pelos consumidores, de forma que estes se tornem fiéis às mesmas. Assim sendo, no desenvolvimento das marcas, o processo de branding e de definição de estratégias de comunicação torna-se um ponto chave para o sucesso da marca no mercado, levando à construção de relações duradouras com os consumidores alvo.
O presente estudo recai sobre a experiência de estágio curricular na agência DETA, tentando perceber o modo como a aplicação de estratégias de branding e de comunicação contribuem para a criação futura de brand love dos clientes a uma marca.
Para tal, e tendo em vista a recolha de dados, adotamos um método de pesquisa qualitativo, com recurso a pesquisa exploratória, nomeadamente, entrevistas semiabertas e análise documental. Os principais conceitos teóricos foram cruzados com o caso de estudo em análise, evidenciando a influência da escolha de estratégias de branding e comunicação na criação de marcas.
Espera-se, ainda, que o presente estudo traga um contributo prático, na medida em que se possa oferecer aos profissionais de marketing mecanismos para implementar estratégias de comunicação, de modo a cultivarem o sentimento de amor pela marca junto do seu público-alvo, levando a uma possível fidelização. The current consumer society is largely marked by the presence of a panoply of brands that aim to acquire prominent positions in the market and add value to the consumer. To this end, they seek to develop strategies to be loved by consumers, so that they become loyal to them. Therefore, in brand development, the branding process and definition of brand communication strategies become a key point for the brand's success in the market, leading to the construction of lasting relationships with target consumers. The present study focuses on the experience of curricular internship at DETA agency, trying to understand how the application of branding and communication strategies contributes to the future creation of brand love from customers to a brand. To this end, and intending to collect data, we adopted a qualitative research method, using exploratory research, namely, semi-open interviews and document analysis. The main theoretical concepts were crossed with the case study under analysis, showing the influence of the choice of branding and communication strategies in the creation of brands. It is also expected that this study will bring a practical contribution, as it can offer marketing professionals mechanisms to implement communication strategies, to cultivate the feeling of love for the brand among its target audience, leading to possible loyalty. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76207 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATORIO+ESTAGIO_CLAUDIA+FERREIRA_PG39608.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons