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TítuloLiteracia mediática e comunicação intergeracional. Estudo das trocas e partilhas no ‘encontro’ entre gerações distantes
Outro(s) título(s)Media literacy and intergenerational communication. Study of the exchange and sharing in the ‘encounter’ between distant generations
Autor(es)Petrella, Simone
Orientador(es)Pinto, Manuel
Pereira, Sara
Palavras-chaveComunicação Intergeracional
Inclusão
Investigação-Ação
Literacia Mediática
Action Research
Inclusion
Intergenerational Communication
Media Literacy
Data8-Jun-2020
Resumo(s)A relevância social adquirida nas últimas décadas pela Literacia Mediática, o crescente investimento comunitário em políticas e recomendações dirigidas à sua implementação, bem como a necessidade de ampliar a prevalente conceção tecno-centrada a esta ligada, leva-nos a aprofundar e repensar os processos de aprendizagem de competências mediáticas, dando especial atenção às gerações potencialmente mais vulneráveis. Com efeito, no atual contexto sociocultural, tecnológico e económico, atravessado por profundas desigualdades no acesso à tecnologia e às competências mediáticas e pelo agravamento dos índices de risco de pobreza e exclusão de crianças e idosos, desenham-se novas necessidades educativas e relacionais. Neste sentido, sobressai a relevância de construir novas estratégias educativas centradas em crianças e idosos, que promovam a intergeracionalidade e que utilizem a Educação para os Media como processo inclusivo. Partindo destas considerações e concebendo a literacia mediática como um dos fatores habilitantes para poder exercer autónoma e ativamente a própria cidadania, o nosso estudo pretendeu analisar as trocas e partilhas de conhecimentos e saberes entre diferentes gerações à volta e através do media. O nosso olhar direcionou-se então para dinâmicas colaborativas típicas da aprendizagem intergeracional, caracterizadas pela reciprocidade e bidirecionalidade de trocas simbólicas, tendo em conta fatores contextuais e socioculturais que influenciam a comunicação intergeracional e os diferentes usos dos media. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo empírico foi realizado numa IPSS do Concelho de Braga, entre 2012 e 2014, através de três fases de diagnóstico, ação e avaliação. Teve como objetivo a implementação de uma ação constituída por ciclos de atividades periódicas com idosos e crianças pertencentes à instituição. Pretendeu compreender os benefícios da comunicação e aprendizagem intergeracional em torno e através dos media, em termos de inclusão e literacia mediática. Propôs-se ainda promover a utilização dos media como estratégia de resposta a fenómenos emergentes como o aumento do fosso intergeracional e a exclusão social e digital.
The social relevance acquired in the last decades by the Media Literacy, the growing communitarian investment in politics and recommendations for their implementation, along with the necessity of amplifying the prevalent techno-centred conception linked to it, leads us to deepen and rethink the media competences learning processes, paying a special attention to the potentially most vulnerable generations. In fact, in the present sociocultural, technological and economical context, permeated by deep inequalities in the access to technology and media competences and by the increasing poverty risk of children and elderly, new educational and relational necessities are drawn. In this sense, the relevance of building new strategies centred in children and elderly that promote the intergenerationality and use the Media Education as an inclusive process emerges. Starting with these considerations and understanding media literacy as one of the habilitating factors to exert one´s own citizenship in an autonomous and active way, our study aimed to analyse the exchange and sharing of knowledges between distant generations around and through the media. Our regard aimed the typical collaborative dynamics of the intergenerational learning, characterized by reciprocity and symbolic exchanges, taking into account contextual and sociocultural factors which have influence in the intergenerational communication and in the different uses of the media. Having the investigation-action methodology as the base, the empiric study was made in an IPSS from Braga, between 2012 and 2014, through three phases: diagnosis, action and evaluation. It aimed the implementation of an action formed by periodic activity cycles with elderly and children from the institution. It intended to understand the benefits of the intergenerational communication and learning through the media, in what concerns inclusion and media literacy. It intended as well to promote the use of the media as a response strategy to emerging phenomena like the increasing intergenerational gap and the social and digital exclusion.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação (Especialidade de Educação para os Media)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76141
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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