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https://hdl.handle.net/1822/76119
Título: | O papel das Unidades de Ensino Estruturado na inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: Perceção de pais e de profissionais |
Outro(s) título(s): | The role of the Structured Teaching Units in the Inclusion of the Students with Autism Spectrum Disorder: Parents and professionals perceptions |
Autor(es): | Barbosa, Sandra Daniela Ferreira |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Estudo de Caso Inclusão Pais Perturbação do Espectro do Autismo Profissionais UEEA Autism Spectrum Disorder Case Study Inclusion Parents Professionals Structured Teaching Units |
Data: | 23-Jul-2020 |
Resumo(s): | como referência o enquadramento conceptual, organizativo e legislativo do atendimento a
alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de
janeiro, definiu-se como finalidade deste estudo a análise e compreensão da perceção de pais e de
profissionais relativamente ao papel das Unidades de Ensino Estruturado na inclusão de alunos com
Perturbação do Espectro do Autismo. Para o estudo deste fenómeno, utilizou-se uma investigação de
natureza qualitativa, com vinte e seis participantes, tendo por base a metodologia de estudo de caso e
a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados.
Como resultados desta investigação destacam-se a valorização do papel das Unidades de Ensino
Estruturado no desenvolvimento de competências; na sensibilização de todos os alunos para a
inclusão; na diversidade de profissionais de diferentes áreas disciplinares; na colaboração entre todos
os elementos envolvidos no processo de inclusão do aluno com Perturbação do Espectro do Autismo. A
valorização da participação dos pais no processo de inclusão é igualmente um aspeto destacado pela
maioria dos participantes, embora estes perspetivem diferentes níveis de participação.
A totalidade dos participantes identificam como vantagens do processo de inclusão dos alunos
com Perturbação do Espectro do Autismo, a promoção de atitudes positivas perante a diversidade,
evitando assim situações de discriminação e de desvalorização pessoal; o desenvolvimento de relações
e de interações positivas entre pares; a aquisição de competências genéricas; e um melhor
conhecimento dos diferentes contextos de vida. Como dificuldades, os participantes destacam a
complexidade das necessidades dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; a existência de
turmas mistas; o elevado número de alunos por turma; a extensão dos programas curriculares; a falta
de formação na área da inclusão de alguns profissionais; e a gestão financeira referente à contratação
de recursos humanos. Os resultados deste estudo poderão constituir-se como fatores de influência na
promoção de uma educação inclusiva, equitativa, e de qualidade, e como um compromisso na defesa
do direito à igualdade de oportunidades e da não discriminação. Taking as our starting point the conceptual, organizational and legislative framework relative to the care of students with Autism Spectrum Disorder, established by the Decree-Law 3/2008 of 7th January, the purpose of this study was defined as the analysis and understanding of the perception of parents and professionals regarding the role of the Structured Teaching Units in the inclusion of these students. To study this phenomenon, a qualitative investigation involving twenty-six participants was used, based on the methodology of case study and with the semi-structured interview as data collection tool. Among the results of this research, one ought to highlight the appreciation of the role Structured Teaching Units play in the development of students' skills; a raising awareness among all students about inclusion; the diversity of professional from different school subjects; the collaboration between all the elements involved in the process of inclusion of the student with Structured Teaching Units. The appreciation of parents' participation in the inclusion process is also an aspect highlighted by most participants, although their perspectives reflect different levels of participation. All participants identify as advantages of the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder the promotion of positive attitudes towards diversity, thus avoiding situations of discrimination and personal devaluation; the development of relationships and positive interactions between peers; the acquisition of generic skills; and a better knowledge of the different contexts of life. As difficulties, participants highlight the complexity of the needs of students with Structured Teaching Units; the existence of mixed classes; the high number of students per classroom; the extension of curriculum programs; the lack of training in the area of the inclusion of some professionals; and financial management related to the hiring of human resources. The results of this study may be influential in promoting inclusive, equitable, high-quality education, and in defense of the right to equal opportunities and non-discrimination. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialização Educação Especial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76119 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sandra Daniela Ferreira Barbosa.pdf | Tese de Doutoramento | 4,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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