Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76119

TítuloO papel das Unidades de Ensino Estruturado na inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: Perceção de pais e de profissionais
Outro(s) título(s)The role of the Structured Teaching Units in the Inclusion of the Students with Autism Spectrum Disorder: Parents and professionals perceptions
Autor(es)Barbosa, Sandra Daniela Ferreira
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveEstudo de Caso
Inclusão
Pais
Perturbação do Espectro do Autismo
Profissionais
UEEA
Autism Spectrum Disorder
Case Study
Inclusion
Parents
Professionals Structured Teaching Units
Data23-Jul-2020
Resumo(s)como referência o enquadramento conceptual, organizativo e legislativo do atendimento a alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, definiu-se como finalidade deste estudo a análise e compreensão da perceção de pais e de profissionais relativamente ao papel das Unidades de Ensino Estruturado na inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Para o estudo deste fenómeno, utilizou-se uma investigação de natureza qualitativa, com vinte e seis participantes, tendo por base a metodologia de estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Como resultados desta investigação destacam-se a valorização do papel das Unidades de Ensino Estruturado no desenvolvimento de competências; na sensibilização de todos os alunos para a inclusão; na diversidade de profissionais de diferentes áreas disciplinares; na colaboração entre todos os elementos envolvidos no processo de inclusão do aluno com Perturbação do Espectro do Autismo. A valorização da participação dos pais no processo de inclusão é igualmente um aspeto destacado pela maioria dos participantes, embora estes perspetivem diferentes níveis de participação. A totalidade dos participantes identificam como vantagens do processo de inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, a promoção de atitudes positivas perante a diversidade, evitando assim situações de discriminação e de desvalorização pessoal; o desenvolvimento de relações e de interações positivas entre pares; a aquisição de competências genéricas; e um melhor conhecimento dos diferentes contextos de vida. Como dificuldades, os participantes destacam a complexidade das necessidades dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; a existência de turmas mistas; o elevado número de alunos por turma; a extensão dos programas curriculares; a falta de formação na área da inclusão de alguns profissionais; e a gestão financeira referente à contratação de recursos humanos. Os resultados deste estudo poderão constituir-se como fatores de influência na promoção de uma educação inclusiva, equitativa, e de qualidade, e como um compromisso na defesa do direito à igualdade de oportunidades e da não discriminação.
Taking as our starting point the conceptual, organizational and legislative framework relative to the care of students with Autism Spectrum Disorder, established by the Decree-Law 3/2008 of 7th January, the purpose of this study was defined as the analysis and understanding of the perception of parents and professionals regarding the role of the Structured Teaching Units in the inclusion of these students. To study this phenomenon, a qualitative investigation involving twenty-six participants was used, based on the methodology of case study and with the semi-structured interview as data collection tool. Among the results of this research, one ought to highlight the appreciation of the role Structured Teaching Units play in the development of students' skills; a raising awareness among all students about inclusion; the diversity of professional from different school subjects; the collaboration between all the elements involved in the process of inclusion of the student with Structured Teaching Units. The appreciation of parents' participation in the inclusion process is also an aspect highlighted by most participants, although their perspectives reflect different levels of participation. All participants identify as advantages of the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder the promotion of positive attitudes towards diversity, thus avoiding situations of discrimination and personal devaluation; the development of relationships and positive interactions between peers; the acquisition of generic skills; and a better knowledge of the different contexts of life. As difficulties, participants highlight the complexity of the needs of students with Structured Teaching Units; the existence of mixed classes; the high number of students per classroom; the extension of curriculum programs; the lack of training in the area of the inclusion of some professionals; and financial management related to the hiring of human resources. The results of this study may be influential in promoting inclusive, equitable, high-quality education, and in defense of the right to equal opportunities and non-discrimination.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialização Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76119
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Daniela Ferreira Barbosa.pdfTese de Doutoramento4,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID