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dc.contributor.advisorMoreira, Franciscopor
dc.contributor.authorPeredo, Miguel de Carvalho Passeirapor
dc.date.accessioned2022-02-21T09:45:09Z-
dc.date.available2022-02-21T09:45:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76061-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractEste projeto de dissertação desenvolveu-se na empresa Faurecia – Sistemas de Escape, Lda., no âmbito do MIEGI, da Universidade do Minho. Procurou-se estudar o modelo de formação que vigorava na empresa, identificando problemas e oportunidades de melhoria. As metodologias de investigação utilizadas envolveram a estratégia de investigação–ação, abordagens dedutivas e indutivas, e métodos para recolha de dados maioritariamente qualitativos (observação participativa, análise documental e entrevistas). Após recolha de dados e documentos, e entrevistas aos colaboradores de todos os níveis hierárquicos da fábrica, foi realizada uma avaliação das necessidades da formação. Tal permitiu compreender o modo como era ministrada a formação de integração e identificar as dificuldades iniciais de novos operários aquando da sua integração entre outros. O modelo de formação em vigor não contemplava a avaliação das necessidades, era ineficaz na seleção dos formadores, e os conteúdos demasiado expositivos, sem padrão nem sequenciação, e não se fazia melhoria contínua das ações de formação. Tal fez emergir a necessidade de reestruturar o modelo, tendo-se estabelecido uma estrutura para novos modelos de formação em linhas de produção simuladas. Foram sugeridas propostas no sentido de colocar em prática o novo modelo de formação, entre as quais se destacam: o Roteiro de Formação criado para a linha de produção simulada; os guiões para ministração da formação; o dossier de instruções para os postos de trabalho simulados; e o Mapa de Turnos. Os resultados previstos da aplicação do modelo são maioritariamente qualitativos e contemplam a consecução de um ambiente simulado e controlado, no qual os novos colaboradores adquirirem as competências necessárias para estarem aptos a ser integrados no sistema de produção, sem que a produtividade da fábrica baixe, e otimizando a utilização de recursos destinados para a formação.por
dc.description.abstractThis dissertation project was developed at Faurecia – Sistemas de Escape, Lda., within the scope of MIEGI, University of Minho. An attempt was made to study the training model in force in the company, identifying problems and opportunities for improvement. The research methodologies used involved the action-research strategy, deductive and inductive approaches, and methods for collecting mostly qualitative data (participatory observation, document analysis and interviews). After collecting data and documents, and interviews with employees from all hierarchical levels of the factory, a training needs assessment was carried out. This allowed to understand the way in which integration training was provided and to identify the initial difficulties faced by the new workers during their integration, among others. The training model in force did not include the assessment of needs, it was ineffective in the selection of trainers, and the contents were too theoretical, without a pattern or sequencing, and there was no continuous improvement in training actions. This gave rise to the need to restructure the model, having established a structure for new training models in simulated production lines. Proposals were suggested in order to put into practice the new training model, among which the following stand out: the Training Guide created for the simulated production line; guidelines for providing training; the instruction file for simulated workstations; and the Shift Map for the new trainees. The expected results of the application of the model are mostly qualitative and contemplate the achievement of a simulated and controlled environment, in which new employees acquire the necessary skills to be able to be integrated into the production system, without lowering factory productivity, and optimizing the use of resources destined for training.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectModelos de formaçãopor
dc.subjectFormação de integraçãopor
dc.subjectLinha de produção simuladapor
dc.subjectProdução leanpor
dc.subjectTraining modelspor
dc.subjectIntegration trainingpor
dc.subjectSimulated production linepor
dc.subjectLean productionpor
dc.titleEstruturação do modelo de formação numa linha de produção simuladapor
dc.title.alternativeStructuring the training model on a simulated production linepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202775550por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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