Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76049
Título: | A diferença cultural como potencial barreira aos negócios internacionais |
Autor(es): | Mendes, Cristiano de Miranda |
Orientador(es): | Guimarães, Maria Helena |
Palavras-chave: | Barreiras culturais Comunicação intercultural Cultura Negócios internacionais Cross-cultural communication Cultural barriers Culture International business |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Esta dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Negócios Internacionais, da
Universidade do Minho, e teve como principal objetivo analisar como diferentes fatores culturais,
nomeadamente os que respeitam à comunicação entre empresas de países com culturas
diferentes culturas, têm impacto nas atividades empresariais internacionais.
O projeto trata da importância do conhecimento intercultural, ou seja, da identidade
cultural para os negócios internacionais, e também discute o impacto das diferenças culturais
nas atividades das empresas além-fronteiras, e como estas diferenças podem tornar-se barreiras
nessas atividades externas e afeta os negócios pela falta de conhecimento intercultural entre
negociadores internacionais.
Focaremos o conceito de cultura e referiremos várias classificações das culturas
nacionais. Depois discutimos a relação entre conhecimento multicultural e negócios
internacionais. Finalmente, a dissertação apresenta um conjunto de casos concretos de barreiras
que tiveram impacto nas atividades internacionais de empresas específicas. As barreiras
apresentadas incluem, entre outras, problemas com números, imagens símbolos e palavras.
Concluímos sublinhando a importância do conhecimento multicultural para os negócios
internacionais das empresas, como forma de evitar barreiras associadas à comunicação
intercultural. This dissertation was developed within the scope of the master degree in International Business, from the University of Minho, and had as main objective to analyze how cultural factors, namely those relating to communication among companies of countries with different cultures impact international business activities. The project addresses the importance of cross-cultural knowledge, i.e. of cultural identity, to international business, as well as discusses the impact of cultural differences on business activities abroad, and how these differences can become barriers in doing business in a foreign country, We will address the concept of culture and various classifications of national cultures. Then we discuss the interface between intercultural knowledge and international business. Finally, the dissertation presents a set of actual cases of cultural barriers that impacted international business activities of specific companies. The barriers presented include among others, issues with numbers, with images, symbols, and words. We conclude by emphasizing the importance of intercultural knowledge for international business activities, as a way to avoid barriers associated with intercultural communication. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76049 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Cristiano de Miranda Mendes.pdf | 983,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons