Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76049

TítuloA diferença cultural como potencial barreira aos negócios internacionais
Autor(es)Mendes, Cristiano de Miranda
Orientador(es)Guimarães, Maria Helena
Palavras-chaveBarreiras culturais
Comunicação intercultural
Cultura
Negócios internacionais
Cross-cultural communication
Cultural barriers
Culture
International business
Data2021
Resumo(s)Esta dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Negócios Internacionais, da Universidade do Minho, e teve como principal objetivo analisar como diferentes fatores culturais, nomeadamente os que respeitam à comunicação entre empresas de países com culturas diferentes culturas, têm impacto nas atividades empresariais internacionais. O projeto trata da importância do conhecimento intercultural, ou seja, da identidade cultural para os negócios internacionais, e também discute o impacto das diferenças culturais nas atividades das empresas além-fronteiras, e como estas diferenças podem tornar-se barreiras nessas atividades externas e afeta os negócios pela falta de conhecimento intercultural entre negociadores internacionais. Focaremos o conceito de cultura e referiremos várias classificações das culturas nacionais. Depois discutimos a relação entre conhecimento multicultural e negócios internacionais. Finalmente, a dissertação apresenta um conjunto de casos concretos de barreiras que tiveram impacto nas atividades internacionais de empresas específicas. As barreiras apresentadas incluem, entre outras, problemas com números, imagens símbolos e palavras. Concluímos sublinhando a importância do conhecimento multicultural para os negócios internacionais das empresas, como forma de evitar barreiras associadas à comunicação intercultural.
This dissertation was developed within the scope of the master degree in International Business, from the University of Minho, and had as main objective to analyze how cultural factors, namely those relating to communication among companies of countries with different cultures impact international business activities. The project addresses the importance of cross-cultural knowledge, i.e. of cultural identity, to international business, as well as discusses the impact of cultural differences on business activities abroad, and how these differences can become barriers in doing business in a foreign country, We will address the concept of culture and various classifications of national cultures. Then we discuss the interface between intercultural knowledge and international business. Finally, the dissertation presents a set of actual cases of cultural barriers that impacted international business activities of specific companies. The barriers presented include among others, issues with numbers, with images, symbols, and words. We conclude by emphasizing the importance of intercultural knowledge for international business activities, as a way to avoid barriers associated with intercultural communication.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76049
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cristiano de Miranda Mendes.pdf983,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID