Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76027

TítuloO digital na comunicação B2B dos clubes de futebol: o caso do Sporting Clube de Braga
Outro(s) título(s)The digital in B2B communication of football clubs: the case of Sporting Clube de Braga
Autor(es)Oliver, Edgar Miguel Capa
Orientador(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveOnline
Redes sociais
Marca
Comunicação
Público
B2B
B2C
Marketing
Linkedin
Facebook
Social media
Brand
Communication
Public
Data2020
Resumo(s)Este relatório nasce como produto de uma experiência de estágio que teve quatro meses de duração no Sporting Clube de Braga (SC Braga), visando o estudo da utilização do digital na comunicação Business to Business (B2B) no caso concreto do SC Braga. A utilização das diversas redes e plataformas digitais do clube funcionam tendo em vista a comunicação B2C, mas o público empresarial deve ser cada vez mais tido em conta nos planos de comunicação e marketing de um clube. Neste relatório será abordado o papel e efetividade deste tipo de temáticas no universo futebolístico do SC Braga. Desde o agendamento de reuniões, videoconferências, pesquisa de entidades e indivíduos e acompanhamento da concorrência, as redes sociais, quando utilizadas ao máximo das suas funcionalidades, são uma ferramenta de trabalho que ganha cada vez mais espaço no funcionamento das empresas. Este trabalho pretende refletir sobre as opções e ferramentas de comunicação a escolher, tendo em conta o conteúdo e público-alvo da mensagem. Pretende, igualmente, analisar de que forma se podem aproveitar as várias funcionalidades de cada rede social numa comunicação multicanais, para melhor atingir os objetivos pretendidos. Assim, tendo por base as redes sociais e sites oficiais do clube, será estudado o papel do digital na relação empresarial e social do clube com os seus parceiros e adeptos, analisando todas as suas potencialidades na aquisição e atração de novos parceiros e associados.
This report is a result of a four-month internship experience at Sporting Clube de Braga that studies the Business to Business and Business to Consumer social media communications. The use of the club's various digital networks and platforms works great for B2C communication, but business audiences are increasingly being taken into account in a club's communication and marketing plans. In this report it’ll be approached the role and effectiveness of this type of themes in SC Braga’s football universe. From the meetings scheduling, videoconferences, research of entities and individuals and the competition follow-up, social networks, when used in their maximum functionalities, are a working tool that gains more and more space in the company’s operations. This document will reflect the communication options and tools to choose, taking into account the messages content and target. Also, in what way it can take advantage of the various functionalities of each social network in multi-channel communication, to better achieve the intended objectives. Based on Facebook and Linkedin pages of SC Braga, the role of these social medias in the club's business and social relationship with its partners and supporters will be studied, analyzing all its potential in the new partners and associates acquisition and attraction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76027
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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Edgar Miguel Capa Oliver.pdfRelatório de estágio3,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

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