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https://hdl.handle.net/1822/76016
Título: | A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Vânia Graça Ramos, Altina Solé, Glória |
Palavras-chave: | Aprendizagem histórica Habitats digitais e ativos 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Data: | 17-Jan-2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Graça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In A. Osório, M. Gomes, A. Ramos & A. Valente (Orgs.), Challenges 21, Desafios do Digital: Livro de Atas (pp. 149–161). Universidade do Minho. Centro de Competência. |
Resumo(s): | A sociedade digital em que vivemos é caraterizada pela emergência de novos paradigmas de educação que podem originar novos habitats de aprendizagem digital e ativa. Neste sentido, o aluno é instigado a interagir nesses habitats, utilizando tecnologias digitais e assumindo o papel de construtor de conhecimento, designadamente conhecimento histórico. O presente estudo pretende compreender os contributos das tecnologias digitais, integradas em metodologias de aprendizagem ativa, centradas no paradigma socio construtivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da consciência histórica e aprendizagem histórica de alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa em que se utilizou o estudo de caso múltiplo dado que se quer estudar duas realidades: uma turma de 4.º ano e outra de 6.º ano. A recolha de dados incluiu inquérito por questionário e focus group aos alunos, entrevistas semiestruturadas aos professores das turmas, observação participante, os trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Os dados qualitativos estão a ser analisados através das técnicas de análise da Grounded Theory, apoiadas pelo software NVivo. Nesta comunicação, apresentamos o design de um dos habitats digitais e ativos subordinado à temática “Os Descobrimentos portugueses e a Era da Globalização”, em que se utilizaram diversas plataformas digitais em diferentes tarefas, operacionalizadas no modelo da aula-oficina e nas metodologias de sala de aula invertida e de aprendizagem por pares. Os resultados preliminares permitem concluir que estes habitats potenciam, por um lado, diversas competências históricas essenciais ao pensamento e consciência históricos e, por outro, o desenvolvimento de competências digitais e uma maior motivação, concentração e interação dos alunos no seu processo de aprendizagem histórica. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76016 |
Versão da editora: | https://www.nonio.uminho.pt/challenges/publicacoes/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAPL. VaniaGraca_2021.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |