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https://hdl.handle.net/1822/76014
Título: | O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História |
Autor(es): | Graça, Vânia Ramos, Altina Solé, Glória |
Palavras-chave: | Ambientes de aprendizagem ativa Aprendizagem histórica Literacia histórica Literacia digital Tecnologias digitais |
Data: | 22-Fev-2021 |
Editora: | UA Editora |
Citação: | Graça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.) Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 435-450). Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia - UA Editora, Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-731-5. http://hdl.handle.net/10773/33065 |
Resumo(s): | Atualmente, assiste-se a mudanças significativas na educação que exigem o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes ajustadas a esta era digital e que implicam que aluno e professor desempenhem novos papéis. Este estudo pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da literacia histórica e literacia digital em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para tal, vamos utilizar três plataformas digitais: o TED-ed, o Youtube e o Padlet, que serão integradas nas metodologias de aula invertida (Flipped Classroom) e da aprendizagem por pares (Peer Instruction) e operacionalizadas no modelo aula-oficina. Trata-se um estudo qualitativo em que será utilizado o método de estudo de caso múltiplo para conhecer e compreender duas realidades: uma turma de 4.º ano (9-10 anos) e outra de 6.º ano (11-12 anos). Para a recolha de dados, e no que se refere aos alunos, serão utilizados o focus group, o inquérito por questionário, os trabalhos produzidos pelos alunos, assim como questionários de metacognição; no que diz respeito aos professores, faremos entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados qualitativos, recorrer-se-á às técnicas de análise da Grounded Theory apoiada pelo software NVivo. Os dados quantitativos serão analisados recorrendo à estatística descritiva. Neste artigo, serão apresentados os pressupostos teóricos que sustentam a investigação, os objetivos, o desenho metodológico e as etapas realizadas até ao momento. É esperado que o presente estudo possa contribuir para a construção de uma teoria emergente que relacione a utilização de tecnologias digitais com as metodologias ativas para fomentar o desenvolvimento da literacia histórica e digital, bem como de competências essenciais para o século XXI. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76014 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
DOI: | 10773/33065 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ART_VâniaGraça et al. 2021.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |