Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76013
Título: | Ensinar em tempos de pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros |
Outro(s) título(s): | Teaching in times of pandemic: challenges and views from portuguese and brazilian teachers |
Autor(es): | Graça, Vânia Gonzaga, Kátia |
Palavras-chave: | Competências tecnológicas Competências socioemocionais Ensino remoto Estudo comparativo Recursos digitais Technological skills Socio-emotional skills Remote teaching Comparative study Digital resources. |
Data: | 2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Graça, V. & Gonzaga, K. (2021). Ensinar em tempos de pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros. In B. Silva; L. Almeida; A. Barca; M. Peralbo; & R. Alves (Ed.) Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp.3142-3154) Centro de Investigação em Educação (Cied), Instituto de Educação, Universidade Minho. ISBN 978-989-8525-71-0 |
Resumo(s): | A pandemia do coronavírus mudou para sempre os cenários educativos. Redesenharam-se novos ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais, (re)adaptando estratégias e metodologias, selecionando os recursos didáticos. Neste sentido, apresentamos as experiências e desafios enfrentados por 78 professores atuantes no Ensino Básico e Secundário (Portugal) e Ensino Fundamental e Médio (Brasil). Trata-se de um estudo qualiquantitativo e aplicou-se um inquérito por questionário online aos professores. Para a análise das respostas quantitativas
utilizou-se a estatística descritiva e para os dados qualitativos as técnicas de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que tanto os professores portugueses, quanto brasileiros têm lidado com os desafios de forma muito similar, recorrendo a metodologias mais ativas e recursos digitais diversificados, o que nos permite concluir que: a) há conhecimentos por parte dos professores de tecnologias digitais potenciadoras de aprendizagem nos alunos, porém é visível uma fragilidade na
formação recebida em TIC; b) as metodologias e estratégias de ensino utilizadas atribuem um papel mais ativo e participativo ao aluno; e c) implicou por parte do professor o desenvolvimento de novas competências e habilidades para responder aos desafios do mundo globalizado. The coronavirus pandemic has forever changed the educational scenarios. New learning environments mediated by digital technologies have been redesigned, (re)adapting strategies and methodologies, selecting teaching resources. In this sense, we present the experiences and challenges faced by 78 teachers working in Elementary and Secondary Education (Portugal) and Elementary and Secondary Education (Brazil). This is a qualitative-quantitative study and an online questionnaire survey was applied to the teachers. Descriptive statistics were used to analyze the quantitative responses and content analysis techniques were used for the qualitative data. The results show that both Portuguese and Brazilian teachers have dealt with the challenges in a very similar way, using more active methodologies and diversified digital resources, which allows us to conclude that: a) teachers have knowledge of digital technologies that enhance student learning, but a weakness in the training received in ICT is visible; b) the methodologies and teaching strategies used assign a more active and participatory role to the student; and c) teachers have developed new skills and abilities to respond to the challenges of the globalized world. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76013 |
ISBN: | 978-989-8525-71-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ART_V.Graça_2021_1.pdf | 5,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |