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https://hdl.handle.net/1822/75861
Título: | Família e parentalidade: Um estudo das necessidades de apoio no contexto angolano |
Outro(s) título(s): | Family and Parenting: A study of support needs in the Angolan context |
Autor(es): | Calengue, Cipriana Semedo Gomes Furtado |
Orientador(es): | Almeida, Ana Maria Tomás de Carvalho, Isabel Maria Romero Fernandez de |
Palavras-chave: | Contexto angolano Necessidades de apoio Parentalidade Angolan context Support needs Parenting |
Data: | 16-Dez-2021 |
Resumo(s): | A sociedade atual demonstra uma maior sensibilidade às necessidades de apoio relacionadas com o
bem-estar das famílias. Essa sensibilidade é perceptível em Angola. Assim, existe uma progressiva
preocupação dos governos provinciais angolanos em relação à prevenção, proteção, apoio, informação,
acompanhamento e capacitação das famílias, acreditando por essa via contribuir para a coesão social e
cultural, mas ainda ao desenvolvimento económico da população angolana. A par da análise destas
preocupações no quadro teórico da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação bem como outras
análises de cariz sociológico, a pesquisa pretende dar um contributo ao estudo científico da família e das
questões da parentalidade e, designadamente, das necessidades de apoio dos pais no contexto angolano.
O foco deste estudo agrega como objetivo geral o estudo das necessidades de apoio da família e da
parentalidade no contexto angolano na visão de pais e profissionais ligados ao apoio à família. Nesta
pesquisa, a amostra foi definida a partir da participação voluntária de pais e profissionais. Na amostra
dos pais integraram 216 pais e mães e na dos profissionais integraram 159, inseridos num conjunto de
entidades e serviços institucionais envolvidos em processos educacionais e de assistência às famílias. A
seleção da amostra foi feita por amostragem não probabilística, partindo da informação disponível sobre
as instituições e serviços de apoio e assistência às famílias. A nossa investigação é de carácter
quantitativo, privilegiando-se o uso de inquérito por questionário e escalas validadas em estudos
anteriores. Os dados obtidos foram tratados através do recurso ao Statistical Package for Social Sciences
(SPSS - versão 25). Centramo-nos na análise e discussão dos resultados ao aprofundamento do estudo
e ao seu contributo para o conhecimento das conceções, políticas e práticas de intervenção na
parentalidade em Angola. Globalmente, os resultados do estudo permitem concluir que os pais que têm
mais acesso a informação e melhores níveis de escolaridade e rendimentos têm mais competência e
consciência de como devem educar e interagir na relação pais-filhos, entretanto isso não garante que
eles estabeleçam uma relação menos coercitiva e menos conflituosa no exercício da parentalidade; os
dados evidenciaram a valorização das necessidades ligadas a parentalidade com base na caracterização
das práticas profissionais e planos dos serviços que integram e permitiam obter algumas evidências
sobre a parentalidade no contexto angolano. Espera-se com este estudo fornecer um conjunto de
resultados que conduzam a orientações sobre o apoio das políticas e serviços do estado, bem como
contrariar a ausência de investigação na área do presente estudo na população Angolana. Today's society is more sensitive to the needs of support related to the families’ well-being. This sensitiveness is noticeable in Angola. Thus, there is a progressive concern of Angolan provincial governments regarding prevention, protection, support, information, monitoring and empowerment of families, believing in this way to contribute to social and cultural cohesion but also to the economic development of the Angolan population. Alongside these concerns, the research aims to contribute to the scientific study of the family and parenting issues, and in particular the support needs of parents in the Angolan context. The focus of this study adds as a general objective the study of family support needs and parenting in the Angolan context in the view of parents and professionals related to family support. In this research, the sample will be defined from the voluntary participation of parents and professionals. In the sample of parents, it was foreseen to integrate between 216 fathers and mothers and of the professionals gather around 159 participants inserted in a set of institutional entities and services involved in educational processes and assistance to families. The sample selection was made by non-probabilistic sampling, based on the available information on institutions and support services to families. The research to be developed is quantitative, favoring the use of questionnaire survey and scales validated in previous studies. The data obtained will be processed through the use of the Statistical Package for Social Sciences (SPSS-version 25) for the construction of the database and statistical analysis. We focus on the analysis and discussion of the results for further study and their contribution to knowledge of parenting intervention designs, policies and practices in Angola. Overall, the results allow us to conclude that parents with more access to information and better education levels, and economic income makes them more competent and aware of how they should educate and interact in the parent-child relationship, however this does not guarantee that they establish a less coercive and less conflictive in the exercise of parenting; b) the data showed the appreciation of the needs related to parenting (support to the performance of the parental role, promotion of parental skills, parents' satisfaction with education, knowledge about children's needs) based on the characterization of professional practices and service plans that integrate and allowed to obtain some evidence about parenting in the Angolan context. Additionally, it is hoped with this study to provide a set of results that lead to guidance on the support of state policies and services, as well as counteract the lack of research in the area of the present study in the Angolan population. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75861 |
Acesso: | Acesso aberto |
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