Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75700

TítuloConstrução de checklists para identificação de risco em linguagem infantil (crianças 3 a 5 anos) para aplicação por educadores da infância
Outro(s) título(s)Elaboration of risk identification checklists in children's speech (children aged 3 to 5 years) for application by early childhood educators
Autor(es)Aguiar, Aliaska Pereira
Orientador(es)Carvalho, Graça Simões de
Lopes-Herrera, Simone Aparecida
Palavras-chavechecklist
educadores
linguagem infantil
lista de checagem
pré-escolar
checklist
children's language
educators
pre-schoolers
Data20-Dez-2021
Resumo(s)A linguagem é um indicador do desenvolvimento infantil, e a vigilância da linguagem é um eixo integrador na promoção da saúde infantil, pelo que checklists de rastreio se fazem imperiosos à identificação precoce das perturbações de linguagem. Este estudo visou a elaboração de três checklists para pré-escolares de 3 a 5 anos a fim de serem utilizados por educadores de infância. Pretende-se que estes sirvam para rastrear os marcos do desenvolvimento de linguagem típico e fases da aquisição da linguagem oral compostos pelos subsistemas linguísticos. O estudo iniciou-se com a recolha de dados dos educadores de infância, em seus contextos educacionais nos três grupos etários, de escolas privadas da cidade de São Paulo, Brasil. Com vista a garantir a qualidade dos checklists, no primeiro período do estudo, foi realizada a apreciação dos mesmos por três peritos terapeutas da fala relativamente ao conteúdo e forma dos itens que constituem os indicadores dos três checklists sobre o desenvolvimento infantil, verificando nomeadamente a sua clareza, compreensibilidade e adequação dos objetivos. No período seguinte, três educadores da infância validaram os itens dos checklists relativamente aos marcadores típicos aferidos para a “Adequação para faixa etária”, “Relevância para risco de alerta”, “Clareza do item” e “Marco discriminativo”. Esta validação foi de grande importância para confirmar a concordância dos checklists para as faixas etárias, o que pontuou serem executáveis por educadores de infância com seus alunos, e, em termos globais, os resultados constituíram um primeiro passo para identificar riscos de alerta e fomentar a saúde da linguagem infantil. Posteriormente, o estudo piloto foi aplicado a 45 educadores da infância de escolas brasileiras privadas com os três grupos etários com nível sócio econômico (NSE) variado, graduados em Pedagogia, do gênero feminino e masculino, com faixa etária entre 30 e 65 anos. Os educadores preencheram on line as respostas aos checklists com as informações coletadas de suas práticas pedagógicas no que diz respeito à identificação precoce de risco em linguagem infantil. A compilação de dados do estudo piloto revelou a grande importância do instrumento proposto na identificação de riscos nas perturbações da linguagem, e forneceu indicações para a melhoria do instrumento para a sua versão final. A construção dos checklists neste formato apresentou dupla vantagem: a apreciação do educador da infância dentro do contexto educacional, e um recorte para o processo de reflexão centrada para a vigilância dos riscos de alerta da saúde da linguagem infantil, o que comprovou também a necessidade de mais ações de formações adequadas aos temas de saúde para o sistema educativo, como o uso dos “Checklists de identificação de riscos da linguagem infantil”. Portanto, o impacto de ações educacionais instrumentalizadas, como a construção e uso dos checklists utilizados em contextos educacionais, cooperam nas formas de atenção nos primeiros anos como investimento de vigilância do desenvolvimento, melhor desempenho na aquisição de competências cognitivas e da linguagem, que são fundamentais para o sucesso escolar e saúde da linguagem infantil, o que também favorece benefícios econômicos de investimento na primeira infância para prevenção de perturbações de linguagem e promoção da saúde.
Language is an important indicator of child development, and language surveillance is an integrating axis in promoting child health, which is why screening checklists are imperative for the early identification of language disorders. This study aimed to develop three checklists for preschoolers aged 3 to 5 years to be used by kindergarten teachers. It is intended that these checklists serve to track the milestones of typical language development and stages of oral language acquisition composed by the linguistic subsystems. The study began with collecting data from kindergarten teachers, in their educational contexts in the three age groups, from private schools in the city of São Paulo, Brazil. In order to guarantee the quality of the checklists, in the first period of the study, they were assessed by three expert language therapists regarding the content and form of the items that constitute the indicators of the three checklists on child development, verifying, in particular, their clarity, comprehensibility and adequacy of objectives. In the following period, three early childhood educators validated the items in the checklists concerning the typical markers measured for "Suitability for age group", "Relevance for risk of alert", "Clarity of the item" and "Discriminatory framework". This validation was of great importance to confirm the agreement of the checklists for the age groups, which pointed out to be executable by kindergarten teachers with their students, and, in global terms, the results constituted a first step to identify risks of alert and to foment the children's language health. Subsequently, the pilot study was applied to 45 childhood educators from Brazilian private schools with the three age groups with varying socioeconomic levels (NSE), graduates in Pedagogy, female and male, aged between 30 and 65. The educators filled in the answers to the checklists online with the information collected from their pedagogical practices concerning the early identification of risk in children's language. The compilation of data from the pilot study revealed the great importance of the proposed instrument in identifying risks in language disorders and providing indications for improving the instrument for its final version. The construction of checklists in this format had a double advantage: the appreciation of the early childhood educator within the educational context and a focus on the process of reflection centred on the surveillance of the health language risks, which also proved the need for more training actions appropriate to health issues for the education system, such as the use of “Children's language risk identification checklists”. Therefore, the impact of instrumented educational actions, such as the construction and use of checklists used in educational contexts, cooperate in the forms of attention in the early years as investment in developmental surveillance, better performance in the development of cognitive and language skills that are fundamental for school success and children's language health, also favouring the economic benefits of investing in early childhood to prevent language disorders and promote health.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Educação Física e Saúde Infantil)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75700
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aliaska Pereira Aguiar.pdfTese de doutoramento3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID