Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75431

TítuloEl diseño de los programas culturales ofrecidos por los cursos de inmersión en español desde la perspectiva del coordinador-docente de grupos de estudiantes extranjeros: la lupa sobre el aprendizaje fuera del aula
Outro(s) título(s)O desenho dos programas culturais oferecidos pelos cursos de imersão em espanhol desde a perspetiva do coordenador-docente de grupos de estudantes estrangeiros: a lupa sobre a aprendizagem fora da aula
Autor(es)Suárez, Natalia Umpiérrez
Orientador(es)Núñez Sabarís, Xaquín
Palavras-chaveCursos de inmersión
ELE
interculturalidad
programa cultural
study abroad
turismo idiomático
Cursos de imersão
interculturalismo
programa cultural
turismo linguístico
Cultural programme
study abroad
immersion courses
interculturality
language tourism
study abroad
Data24-Set-2021
Resumo(s)La presente investigación explora la perspectiva del docente de ELE en relación con el diseño, configuración y ejecución de los programas culturales ofrecidos en los cursos de inmersión lingüística y cultural para extranjeros en España. A través del testimonio de profesores implicados en este tipo de cursos, se propicia un espacio para la reflexión sobre aspectos relacionados con la configuración y gestión de aquellos programas que incluyen actividades de carácter extracurricular que, a su vez, están integrados en el curso como complemento a su oferta académica. Dicho análisis nos permite identificar el papel del profesorado en el diseño y ejecución de programas culturales, así como obtener su visión sobre el impacto que el componente cultural subyacente o derivado de dichos programas ejerce sobre el alumnado y su desarrollo intercultural, tomando como referencia los inventarios del MCER y del PCIC. En este trabajo, además, reflexionamos sobre el reto que supone diseñar y ofrecer cursos de inmersión, productos clave del sector del turismo idiomático, en el contexto de pandemia del COVID-19, en el que la presencialidad, que desde siempre ha caracterizado a este tipo de cursos, se ha visto condicionada o totalmente anulada.
Esta investigação explora a perspectiva do professor de ELE (Espanhol como Língua Estrangeira) em relação à concepção, configuração e execução de programas culturais oferecidos em cursos de imersão linguística e cultural para estrangeiros na Espanha. Através do testemunho dos professores envolvidos neste tipo de cursos, é proporcionado um espaço de reflexão sobre aspectos relacionados com a configuração e gestão dos programas que incluem atividades extracurriculares que, por sua vez, são integradas no curso como um complemento à sua oferta académica. Esta análise permite-nos identificar o papel do pessoal docente na concepção e execução de programas culturais, bem como obter a sua opinião sobre o impacto que a componente cultural subjacente ou derivada destes programas tem nos estudantes e no seu desenvolvimento intercultural, tomando como referência os inventários do MCER/ CEFR e do PCIC. Neste trabalho, refletimos também sobre o desafio de conceber e oferecer cursos de imersão, produtos chave do sector do turismo linguístico, no contexto da pandemia da COVID-19, em que a presença presencial, que sempre caracterizou este tipo de curso, foi condicionada ou completamente eliminada.
This research explores the perspective of the ELE (Spanish as a Foreign Language) teacher in relation to the design, configuration and execution of cultural programmes offered in language and cultural immersion courses for foreigners in Spain. Through the testimony of teachers involved in these kind of courses, it provides a space for reflection on aspects related to the configuration and management of those programmes that include extracurricular activities which, in turn, are integrated into the course as a complement to its academic offer. This analysis allows us to identify the role of the teaching staff in the design and implementation of cultural programmes, as well as to obtain their views on the impact that the underlying or derived cultural component of these programmes has on the students and their intercultural development, taking the MCER/ CEFR and PCIC inventories as a reference. In this work, we also reflect on the challenge of designing and offering immersion courses, key products of the language tourism sector, in the context of the COVID-19 pandemic, in which face-to-face presence, which has always characterised this type of course, has been conditioned or completely eliminated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75431
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Natalia Umpierrez Suarez.pdfDissertação de Mestrado5,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID