Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75411

TítuloO colonialismo filtrado pelo olhar: visibilidades e invisibilidades na fotografia da Diamang
Outro(s) título(s)Colonialism depurated through the look: visibilities and invisibilities in Diamang photography
Autor(es)Madeira, Bruno
Rodrigues, Filipa
Palavras-chaveFotografia colonial
Verdade histórica
Discurso e retórica visuais
Alteridade
Subalternidade
Colonialismo português
Colonial photography
Historical truth
Visual discourse and rhetoric
Alterity
Subalternity
Portuguese colonialism
Data31-Dez-2021
EditoraUMinho Editora
RevistaRevista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade
CitaçãoMadeira, B., & Rodrigues, F. (2021). O colonialismo filtrado pelo olhar. Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade, 3(4), pp. 31-47. https://doi.org/10.21814/2i.3461
Resumo(s)A fotografia e a sua relação com uma almejada verdade históricatem sido complexa.Olhar para ela como mero documento-fonte, ignorando a sua dimensão subjetiva, não corresponde a uma aproximação à totalidade do seu discurso, denotado e conotado, e da sua retórica. Por conseguinte, olharemos para a fotografia como processo de construção intencional de verdades, de discursos e de narrativas com objetivos políticos, culturais, sociais e económicos. No fundo, partimos da conceção de que a imagem produzida é sempre fruto das relações de poder existentes na sociedade em que é fixada e à qual se destina.Neste artigo, propomo-nos refletir acerca desta tensão entre a objetividade e a subjetividade da imagem a partir do estudo da fotografia colonial produzida pelos serviços da Diamang.Nela procurando pensar a dicotomia visibilidade-invisibilidadee testando conceitos como os de alteridade, subalternidade e dominação. Avançaremos também com uma proposta de classificação e de leitura da narrativa visual da Diamang, centrando-nos em seis imagens-exemplo.
Photography and its relationship to a longed-forhistorical truthhas been complex. Looking at it as a mere document-source, ignoring its subjective dimension, does not correspond to an approximation to the totality of its discourse, denoted and connoted, and its rhetoric. Therefore, we will look at photography as a process of intentional construction of truths, discourses and narratives with political, cultural,social and economic objectives.Basically, we’llstart from the idea that the image produced is always the result of power relations existing in thesociety in which it is fixed and for which it is intended.In this article, we proposeto reflect on this tension between the objectivity and subjectivity of image based on the study of colonial photography produced by Diamang services.In it, trying to think about the visibility-invisibility dichotomy and testing concepts such as alterity, subalternity and domination, we will also advance with a proposal for classifying and reading Diamang's visual narrative, focusing on six example images.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75411
DOI10.21814/2i.3461
e-ISSN2184-7010
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/2i.3461
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3461-Texto do Trabalho (obrigatório)-14235-1-10-20211231.pdf387,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID