Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75411
Título: | O colonialismo filtrado pelo olhar: visibilidades e invisibilidades na fotografia da Diamang |
Outro(s) título(s): | Colonialism depurated through the look: visibilities and invisibilities in Diamang photography |
Autor(es): | Madeira, Bruno Rodrigues, Filipa |
Palavras-chave: | Fotografia colonial Verdade histórica Discurso e retórica visuais Alteridade Subalternidade Colonialismo português Colonial photography Historical truth Visual discourse and rhetoric Alterity Subalternity Portuguese colonialism |
Data: | 31-Dez-2021 |
Editora: | UMinho Editora |
Revista: | Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade |
Citação: | Madeira, B., & Rodrigues, F. (2021). O colonialismo filtrado pelo olhar. Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade, 3(4), pp. 31-47. https://doi.org/10.21814/2i.3461 |
Resumo(s): | A fotografia e a sua relação com uma almejada verdade históricatem sido complexa.Olhar para ela como mero documento-fonte, ignorando a sua dimensão subjetiva, não corresponde a uma aproximação à totalidade do seu discurso, denotado e conotado, e da sua retórica. Por conseguinte, olharemos para a fotografia como processo de construção intencional de verdades, de discursos e de narrativas com objetivos políticos, culturais, sociais e económicos. No fundo, partimos da conceção de que a imagem produzida é sempre fruto das relações de poder existentes na sociedade em que é fixada e à qual se destina.Neste artigo, propomo-nos refletir acerca desta tensão entre a objetividade e a subjetividade da imagem a partir do estudo da fotografia colonial produzida pelos serviços da Diamang.Nela procurando pensar a dicotomia visibilidade-invisibilidadee testando conceitos como os de alteridade, subalternidade e dominação. Avançaremos também com uma proposta de classificação e de leitura da narrativa visual da Diamang, centrando-nos em seis imagens-exemplo. Photography and its relationship to a longed-forhistorical truthhas been complex. Looking at it as a mere document-source, ignoring its subjective dimension, does not correspond to an approximation to the totality of its discourse, denoted and connoted, and its rhetoric. Therefore, we will look at photography as a process of intentional construction of truths, discourses and narratives with political, cultural,social and economic objectives.Basically, we’llstart from the idea that the image produced is always the result of power relations existing in thesociety in which it is fixed and for which it is intended.In this article, we proposeto reflect on this tension between the objectivity and subjectivity of image based on the study of colonial photography produced by Diamang services.In it, trying to think about the visibility-invisibility dichotomy and testing concepts such as alterity, subalternity and domination, we will also advance with a proposal for classifying and reading Diamang's visual narrative, focusing on six example images. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75411 |
DOI: | 10.21814/2i.3461 |
e-ISSN: | 2184-7010 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.21814/2i.3461 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | UMinho Editora - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3461-Texto do Trabalho (obrigatório)-14235-1-10-20211231.pdf | 387,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons