Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75392

TítuloThe performance of renewable energy mutual funds
Autor(es)Alves, José Pedro Ferreira
Orientador(es)Cortez, Maria Céu
Palavras-chaveGreen energy
Renewable energy
Performance evaluation
Socially responsible investments
ESG
Energia verde
Energia renovável
Avaliação de desempenho
Investimentos socialmente responsáveis
Data2021
Resumo(s)The goal of this dissertation is to evaluate the performance of renewable energy mutual funds. To do so, a global market index was as well as a style index is used as benchmark. Additionally, the performance of renewable energy funds is compared to that of black energy funds. The renewable energy portfolio comprises 43 funds, and the black energy portfolio comprises 50 funds. The performance of these funds is evaluated from December 2008 until January 2021. The S&P Global 1200 was used as a global market index, and the Ardour Global Alternative Energy and the S&P Global 1200 Energy as renewable and black energy style indexes, respectively. To assess fund performance, three performance models are used: the Carhart (1997) four-factor, the Fama and French (2015) five-factor and the Fama and French (2018) six-factor models, both in their unconditional and conditional settings. The evolution of renewable energy funds from 2008 until 2021 was also explored, as well as the fund managers’ timing and selectivity skills, and the funds’ performance in different market conditions. The results show that renewable energy funds perform neutrally or lower when compared with the global market. However, they are able to outperform black energy funds. The results also show that renewable energy funds have an improved performance in times of crisis and have been improving their performance over time. This is a good sign for those willing to invest in these financial instruments.
O objetivo desta dissertação é avaliar o desempenho de fundos de investimento de energia renovável. Para tal, utilizou-se como padrão de comparação um índice que representasse o mercado em geral, e também um índice de estilo. Para além disso, comparou-se o desempenho dos fundos renováveis com fundos de energia negra, ou não-renovável. A carteira de fundos de energia renovável é composta por 43 fundos e a de energia negra é composta por 50 fundos, sendo os mesmos avaliados no período de dezembro de 2008 a janeiro de 2021. Como índice de mercado global utilizou-se o S&P Global 1200, e, como índices de estilo de energias alternativa e não-renovável, foram utilizados o Ardour Global Alternative Energy e o S&P Global 1200 Energy, respetivamente. Foram utilizados três modelos multi-fatores de avaliação de desempenho: o de quatro fatores de Carhart (1997), o de cinco fatores de Fama e French (2015) e o de seis fatores de Fama e French (2018), tanto na sua forma condicional como não condicional. Também foi investigada a evolução do desempenho dos fundos de energia renovável em dois subperíodos distintos (de 2008-2014 e de 2015-2021), foram também avaliadas as capacidades de timing e seletividade dos gestores, e o desempenho dos fundos em tempos de expansão e recessão. Os resultados mostram que os fundos de energia renovável têm um desempenho neutro ou negativo quando comparados com o mercado global, e têm um desempenho neutro quando comparados com o seu estilo. No entanto, os fundos renováveis têm um desempenho superior ao dos seus pares não-renováveis. Verifica-se também que os fundos de energia renovável exibem uma melhoria do seu desempenho em tempos conturbados, para além de que têm vindo a melhorar os seus resultados ao longo dos anos, o que é um bom sinal para quem procura investir neste tipo de instrumentos financeiros.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Finanças
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75392
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertation_Jose_Alves_corrected.pdf4,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID