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https://hdl.handle.net/1822/74915
Título: | Identidade profissional e impacto na gestão de recursos humanos: caso do escutismo |
Outro(s) título(s): | Professional identity and impact on human resources management: scouting case |
Autor(es): | Pereira, Mafalda de Fátima da Silva Leite |
Orientador(es): | Ribeiro, José João Correia Leite |
Palavras-chave: | Escutismo Gestão de recursos humanos Identidade Scouting Human resources management Identity |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A presente dissertação desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos
Humanos com o título “Identidade Profissional e impacto na Gestão de Recursos Humanos –
caso do Escutismo”. O interesse pelo tema surge pelo gosto especial quer pela Gestão de
Recursos Humanos quer pelo Movimento Escutista. Pretende-se conhecer o contributo do
Escutismo nomeadamente a nível dos valores e práticas para o desenvolvimento de
competências relevantes para a carreira profissional. O objetivo principal centra-se na
perceção da importância das competências desenvolvidas no escutismo como contributo para
a construção e formação da identidade social do indivíduo e para a adoção de
comportamentos posteriores na vida na comunidade, particularmente no âmbito profissional.
As questões de partida deste estudo são as seguintes:
1. Que fatores contribuem para a construção de uma identidade escutista?
2. De que maneira a cultura escutista vai influenciar a forma como determinadas pessoas
percecionam e exercem funções de Gestão e de Gestão de Recursos Humanos?
No que diz respeito à abordagem teórica adotada será a da Identidade Social (enquanto
englobando a Identidade Profissional) e o seu efeito na Gestão de Recursos Humanos. O
contexto que sustentará o estudo prende-se com o Escutismo, incidindo nos valores,
princípios e práticas pedagógicas que adotam neste Movimento. Relativamente à
metodologia considerada foi com base no paradigma fenomenológico, com utilização de
entrevistas semiestruturadas sustentadas por um guião como método de recolha de dados,
seguindo-se da análise de conteúdo qualitativa.
De um ponto de vista global, os entrevistados consideram que o Escutismo é um Movimento
que permite que os jovens experienciem diferentes contextos e vivenciem oportunidades
educativas. Consideram a pertença a este grupo social como sendo uma mais valia no seu
crescimento e desenvolvimento integral, bem como um contributo tanto para a construção
da sua identidade, como para a sua perceção de Gestão e de Gestão de Recursos Humanos. This dissertation is developed within the scope of the Master in Human Resources Management with the title "Professional Identity and impact on Human Resources Management - Scouting case". The interest in the theme arises from the special taste both of Human Resources Management and the Scout Movement. It is intended to know the contribution of Scouting, namely in terms of values and practices for the development of relevant skills for the professional career. The main objective is centered on the perception of the importance of the skills developed in Scouting as a contribution to the construction and formation of the individual's social identity and the adoption of later behaviors in life in the community, particularly in the professional sphere. The starting questions for this study are the following: 1. What factors contribute to the construction of a Scout identity? 2. How does the scouting culture influence how certain people perceive and exercise Management and Human Resources Management functions? Concerning the theoretical approach adopted, it will be that of Social Identity (while encompassing Professional Identity) and its effect on Human Resources Management. The context that will support the study is related to Scouting, focusing on the values, principles, and pedagogical practices that are adopted in this Movement. Regarding the methodology considered, it was based on the phenomenological paradigm, using semi-structured interviews supported by a script as a method of data collection, followed by qualitative content analysis. From a global point of view, the interviewees consider that Scouting is a Movement that allows young people to experience different contexts and to experience educational opportunities. They consider belonging to this social group as an asset in their growth and integral development, as well as a contribution both to the construction of their identity, as well as to their perception of Management and Human Resources Management. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74915 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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