Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74881

TítuloTeatro - Ideias luminosas dão palco a leguminosas
Autor(es)Dias, Hugo Direito
Moreira, Adriana
Nobre, Alexandra
Palavras-chaveLeguminosas
Educação para a saúde
Ciência-Arte
Comunicação de Ciência
Teatro
Data25-Nov-2021
Resumo(s)O contacto com a Ciência durante o 1º Ciclo do Ensino Básico (EB1) limita-se à abordagem superficial dos conteúdos previstos nas metas curriculares de Estudo do Meio, sem recurso a atividades experimentais, laboratoriais ou de campo. A dinamização e participação em iniciativas de Comunicação de Ciência revelam-se uma boa estratégia complementar. Adicionalmente, a abordagem de Ciência em trabalho de projeto promove a inter e a transdisciplinaridade, impulsiona a interligação de conceitos e potencia uma aprendizagem significativa e integral, nomeadamente com recurso à Arte (plástica, dramática e musical). O teatro permite a união de saberes e de competências de alunos e professores para potenciar a abordagem criativa de conceitos científicos. Com esta premissa temos vindo a explorar uma panóplia de competências cognitivas, emocionais e sociais, que permitem o envolvimento da Escola com a comunidade, a proliferação da abordagem de Ciência de forma lúdica e a contribuição para um entendimento mais amplo da Ciência. Exemplo disso foi a construção do texto criativo e a produção do respetivo livro interativo pop-up “Fabaceae: o reino dos amores improváveis” com os alunos e a sua posterior encenação no âmbito de 2016 – Ano Internacional das Leguminosas. Neste projeto abordaram-se os conceitos científicos simbiose, sustentabilidade, pegada hídrica e conteúdo proteico de sementes, entre outros. A peça foi concretizada recorrendo a marionetas de manípulo e levada a cena no auditório de Esposende, primeiro para um público mais restrito e posteriormente, por vontade da autarquia, para todas as escolas EB1 do concelho. No total assistiram cerca de mil crianças com retorno muito positivo sobre o potencial da abordagem e adequação pedagógica do tema ao público que assistiu. O conteúdo da peça foi depois trabalhado na escola pelas professoras que também assistiram, no sentido de inferir a profundidade das aquisições por parte das crianças.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74881
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Theatre_About_Science_Book_of_Abstracts.pdf239,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID