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dc.contributor.advisorFernandes, Natáliapor
dc.contributor.advisorFrancischini, Rosângelapor
dc.contributor.authorSouza, Kelly Christiane Silva depor
dc.date.accessioned2021-11-08T16:51:48Z-
dc.date.available2021-11-08T16:51:48Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74656-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Sociologia da Infância)por
dc.description.abstractA presente tese, intitulada “A infância, a partir da voz da criança institucionalizada para adoção”, se constitui em uma análise a respeito do que falam e pensam as crianças que estão institucionalizadas em um espaço de acolhimento na cidade de Manaus, sobre questões como: os motivos que a levaram para o abrigo, seus conceitos a respeito de infância e de família biológica e adotiva, sua compreensão em torno da sua posição enquanto sujeito de direitos, seus olhares a respeito de suas vidas no interior do abrigo e suas expectativas em relação ao futuro. Na realização deste estudo, norteado pelo paradigma qualitativo e desenvolvido a partir de um estudo de caso etnográfico, o maior desafio foi garantir que, de fato, sua construção se desse a partir da voz da criança, sustentando desta forma um dos pressupostos fundacionais da Sociologia da Infância, área científica de referência deste trabalho. A tese foi organizada em quatro capítulos assim nomeados: I capítulo: Contextualizando a temática, este capítulo foi subdividido em quatro partes e apresenta uma contextualização da questão do acolhimento na cidade de Manaus, para em seguida fundamentar cientificamente as questões pertinentes à adoção no Brasil, abrindo uma discussão em torno da nova lei de adoção, da adoção a brasileira e por fim a respeito da adoção tardia. O II Capítulo: Nas trilhas da História é um capítulo de discussão teórica onde apresentamos questões pertinentes à infância, a criança e a institucionalização de crianças no Brasil, dividido em duas partes, assim nomeado: A Institucionalização de Crianças no Brasil e A Infância e a Questão da Institucionalização. O III Capítulo: Caminhos que percorremos, apresenta questões relativas às particularidades da pesquisa com crianças, ao paradigma da pesquisa, à Sociologia da Infância como marco teórico do percurso, às questões éticas da pesquisa com crianças e a justificativa dos instrumentos de construção dos dados. O IV Capítulo: Construções no interior do Abrigo: o que dizem as crianças institucionalizadas para adoção, apresenta a análise de conteúdo dos dados construídos, tendo como eixo as questões norteadoras da pesquisa, organizada em duas categorias de análise, a saber: (i) Infância e Criança: conceitos construídos no interior do Abrigo; (ii) O Antes, o Agora e o Amanhã: Cada um tem sua História, que se subdividiram em outras quatro. A partir desta tese é possível constatar que apesar de todos os avanços no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente no Brasil, a questão da institucionalização de crianças para adoção continua marcada pela pobreza, que gera o abandono e a negligência. O desenvolvimento de ações caritativas, para tentar amenizar os impactos da espera prolongada das crianças por uma nova família, como resposta à violação dos seus direitos, ainda se mantém como uma prática. As instituições de acolhimento buscam ter outro formato de organização, mas ainda continuam atrelados a uma concepção de criança como sujeito em devir. A criança à espera de uma nova família dentro das instituições de acolhimento, não é prioridade absoluta como preconiza o ECA, sendo negligenciada em seu direito de viver uma infância plena, que precisam ter a garantia ao exercício da cidadania plena.por
dc.description.abstractThis thesis, entitled "Childhood, from the voice of institutionalized children for adoption", this is an analysis on what institutionalized children talk and think about, carried out in a shelter in the city of Manaus. Addressing topics like the reasons that led them to the shelter, their concepts about childhood and the biological and adoptive family, their understanding of their position as a subject with full rights, their point of views about their lives within the shelter and their expectations for the future. The qualitative paradigm guided this study, carried out from an ethnographic case study; the main challenge was to ensure the construction based on what the children got to say, on their own voice, thus in accordance with one of the foundational assumptions of Sociology. Of Childhood, which is the main scientific area of this work. This thesis is organized into four chapters: Chapter I: Contextualizing the theme, this chapter was subdivided into four parts and presents a contextualization of shelters in the city of Manaus, to then scientifically substantiate the issues relevant to adoption in Brazil, starting a debate around the new adoption law, Brazilian adoptions, and finally about late adoption. Chapter II: Trails of history is a chapter of theoretical discussion where we present issues about childhood, the child, and the institutionalization of children in Brazil, divided into two parts, which are: The Institutionalization of Children in Brazil and The Childhood and the Institutionalization Issue. The III Chapter: Paths we walk presents questions related to the particularities of research with children, the research paradigm, the Sociology of Childhood as a theoretical framework, the ethical issues of research with children and the justification of data construction instruments. Chapter IV: Constructions inside the Shelter: what children say, this chapter presents the content analysis of the constructed data, based on the guiding questions of this research. Organized into two analysis categories: (i) Childhood and Child: concepts built inside the shelter; (ii) The Before, the Now, and the Tomorrow: Everyone has his own History, which could be subdivided into four. Through this thesis, it is possible to verify that despite all the advances regarding the rights of children and adolescents in Brazil, the institutionalization issue of children for adoption remains marked by poverty, which generates abandonment and neglect. Remains the practice of carrying out charitable actions to alleviate the impacts of the prolonged waiting of children for a new family, in response to the violation of their rights. These institutions seek to have another format of organization, but remain conceiving the conception of child as subject in continuous development. The child waiting for a new family within the host institutions is not an absolute priority as the Child and Adolescent Statute advocates, being neglected in their right to live a full childhood, which need to be guaranteed the exercise of full citizenship.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAdoçãopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectSujeito de direitospor
dc.subjectSociologia da infânciapor
dc.subjectAdoptionpor
dc.subjectChildhoodchildpor
dc.subjectSociology of childhoodpor
dc.subjectSubjects with full rightspor
dc.titleA infância, a partir da voz da criança institucionalizada para adoçãopor
dc.title.alternativeThe childhoodchild, from the voice of the institutionalized child for adoptionpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101625910por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeBom com distinçãopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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