Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74614
Título: | Crianças Brasileiras imigrantes na Europa: distanciamentos e aproximações étnico-culturais entre pares |
Outro(s) título(s): | Brazilian immigrant children in Europe: distances and ethnic-cultural approaches between peers Brasilianska invandrarbarn i Europa: avstånd och etnisk-kulturella tillvägagångssätt mellan kamrater |
Autor(es): | Moreira, Denise Hosana de Sousa |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Palavras-chave: | Crianças Infâncias Migrações Internacionais Children Childhood International Migrations Barn Barndom Internationella migrationer |
Data: | 28-Jul-2020 |
Resumo(s): | O crescente deslocamento transnacional da humanidade em todo o mundo mobiliza a ciência em
todas as áreas do conhecimento e para diferentes direções. Este estudo envolveu crianças brasileiras
residentes em Londres, Inglaterra, Estocolmo, Suécia e Braga, Portugal e buscou identificar o modo
como se distanciavam e aproximavam dos seus pares no enfrentamento aos obstáculos da vida
cotidiana. A etnografia foi adotada como o método da pesquisa e as culturas da infância como área de
estudo. Os resultados obtidos revelaram a influência de fatores naturais e sociais sobre os
comportamentos das crianças. A infância tendia para o arrefecimento na medida em que as crianças
cresciam, mas este arrefecimento variava em função das possibilidades de superação das hostilidades
do seu meio social. Nos casos observados, as hostilidades geravam necessidades coletivas. Quanto
mais hostilidades, mais necessidades eram produzidas e mais as crianças se distanciavam de suas
culturas de infância. Dentre os traços da infância, foram observados: a imitação e sua contribuição
para a transmissão de memória cultural; a encenação e sua contribuição para adaptações ao meio
social; e os solilóquios e sua contribuição para as reflexões e transformações do real. Nossa
interpretação dos resultados foi a de que, neste estudo das migrações, as crianças revelaram, por
exemplo, capacidades úteis aos deslocamentos humanos. Entretanto, os significados tradicionalmente
atribuídos às expressões culturais das crianças concorrem para a sua negação ou manipulação.
Esperamos que este estudo possa contribuir para a desconstrução conceitual da infância em si
mesma, restrita ao universo da criança, dissociada de sua importância social para a humanidade. The increasing transnational displacement of humanity around the world mobilizes science in all areas of knowledge and in different directions. This study involved children of Brazilian descent living in London (England), Stockholm (Sweden) and Braga (Portugal), and their goal was to identify how they distanced and approximate their peers in coping with the obstacles of everyday life. The results obtained through ethnographic research revealed the influence of the combination of natural and social factors on the distancing of cultural traits that brought the children closer together. In other words, childhood was inclined towards cooling as children grew, but this cooling varied according to the pressures of the social environment. The pressures corresponded to needs artificially produced. The greater the hostilities in the milieu, the more needs were produced and the children distanced themselves from their childhoods even more. Among the traits of childhood were observed, from their interactions: the imitation which contributes to the transmission of cultural memory; the representation and its contribution to the adaptations; and the soliloquies and their contribution to reflections. Our interpretation of the results was that the childhoods present themselves as mirrors where humanity can reflect on their realities. However, the meanings traditionally attributed to children's cultural expressions contribute to the denial of their childhoods. We hope that the deconstruction of the only playful role of childhood can contribute to its value. Den växande transnationella förändringen av mänskligheten runt om i världen mobiliserar vetenskapen inom alla områden av kunskap och i olika riktningar. Denna studie involverade barn av brasiliansk härkomst som bodde i London (England), Stockholm (Sverige) och Braga (Portugal) och försökte identifiera hur de distanserade och approximerade sina kamrater i att hantera hinder i vardagen. Resultaten som uppnåddes genom etnografisk forskning, avslöjade påverkan av kombinationen av naturliga och sociala faktorer på avståndet mellan kulturella egenskaper som närmade sig dem. Med andra ord tenderade barndomen att svalna när barnen växte, men denna kylning varierade beroende på trycket i den sociala miljön. Trycket motsvarade behovet av konstgjord produktion. Ju större fientligheterna i miljö var, desto fler behov skapades och ju fler barn distanserade sig från deras barndom. Bland barndoms egenskaper observerades, från deras interaktioner: det härmande bidraget till överföringen av kulturminne; iscensättningen och dess bidrag till anpassningarna; soliloquierna och deras bidrag till reflektionerna. Vår tolkning av resultaten var att barndomen presenterar sig som speglar där mänskligheten kan reflektera över deras verkligheter. Men de betydelser som traditionellt hänför sig till barns kulturella uttryck bidrar till förnekandet av deras barndom. Vi hoppas att dekonstruktionen av barnets enda lekfulla roll kan bidra till dess värde. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialização em Sociologia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74614 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Denise Hosana de Sousa Moreira.pdf | Tese de Doutoramento | 3,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons