Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74559

TítuloPrincípios da economia circular aplicados na criação de uma marca de moda
Autor(es)Oliveira, Joana Catarina Gomes
Orientador(es)Marques, António Dinis
Palavras-chaveSustentabilidade
Economia circular
Design
Têxtil
Produtos de moda
Sustainability
Circular economy
Design
Textile
Fashion products
Data2021
Resumo(s)A crise ambiental, alterações climáticas e a preocupação com o nosso planeta têm sido os principais temas da atualidade, em todas as áreas. Ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais essencial falar sobre sustentabilidade, tanto na indústria têxtil como em qualquer outra área de comércio, serviços, indústria, etc. A evolução tecnológica levou a uma crescente valorização do conforto e o aumento do poder económico, levou ao surgimento de uma geração consumista. O aumento do consumo obriga então a uma constante produção de produtos e consequentemente a uma super utilização de recursos sociais, ambientais e económicos. Para além disso, o consumo em excesso está diretamente ligado ao aumento do desperdício e descarte de produtos em bom estado mas que já não satisfazem as altas exigências dos consumidores. Todo este ciclo de extração de recursos, produção de matéria-prima, manufatura e fabrico, distribuição e transporte, venda, compra, uso ou consumo e por fim descarte, tem infindos impactos no planeta Terra, nos seus ecossistemas e na sociedade atual. O estudo destes temas é vantajoso quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista pessoal e de quem pensa ser empreendedor e começar o seu próprio negocio sustentável. Esta dissertação tem como objetivo principal aplicar princípios de sustentabilidade e economia circular na criação de uma marca de moda e acessórios. Também se pretende fornecer ao leitor uma base teórica sobre os temas: sustentabilidade, indústria têxtil, design, marketing e branding. Numa primeira fase é contextualizado o tema sob o ponto de vista histórico e teórico, e é feita uma recolha de dados usando várias metodologias de investigação. No entanto uma parte significativa da dissertação é dedicada à parte prática de aplicação de conceitos na criação da própria marca e da elaboração de protótipos. Os resultados obtidos e as respetivas conclusões serão apresentados no final. É expectável que após a leitura deste documento seja percetível para o leitor como foi desenvolvido o processo de criação uma de marca sustentável, desde a sua contextualização teórica e industrial até á sua aplicação prática.
Environmental crisis, climate change and concern for our planet have been the main topics of the day, in all areas. Over the years it has become increasingly essential to talk about sustainability, both in the textile industry and in any other area of commerce, services, industry, etc. Technological developments have led to an increasing appreciation of comfort and the increase of economic power has led to the emergence of a consumerist generation. The increase in consumption requires a constant manufacture of products and, consequently, an overuse of social, environmental and economic resources. In addition, excessive consumption is directly linked to the increased waste and disposal of products in good condition but which no longer meet the high demands of consumers. This entire cycle of resource extraction, production of raw materials, manufacture, distribution and transportation, sale, purchase, use or consumption and finally disposal, has endless impacts on planet Earth, it’s ecosystems and society. The study of these themes is beneficial both from an academic point of view, and from a personal point of view and even for those who want to start their own sustainable business. This dissertation has as main objective the application of sustainability and circular economy principles in the creation of a fashion brand. It is also intended to provide the reader with a theoretical basis on the themes: sustainability, textile industry, design, marketing and branding. In a first phase, the main theme is contextualized from the historical and theoretical point of view, and a data collection is made using some research methods. However, a significant part of the dissertation is dedicated to the practical part of applying concepts in the creation of the brand itself and the development of prototypes. It is expected that after reading this document, the reader understands how the process of creating a sustainable brand was developed, from its theoretical and industrial contextualization to its practical application. The results obtained and the respective conclusions will also be presented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74559
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Catarina Gomes Oliveira.pdfDissertação de mestrado9,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID