Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7434

TítuloA valorização 'teórica' do saber 'prático' no jornalismo
Autor(es)Fidalgo, Joaquim
Palavras-chaveJornalismo
Saber de acção
Saber profissional
Teoria
Prática
Data2006
CitaçãoComunicação apresentada no Congresso “LUSOCOM 2006”, subordinado ao tema “Comunicación local : da pesquisa à produción”, realizado na Faculdade de Ciências da Comunicação de Santiago de Compostela (Galiza – Espanha),em 21-22 de Abril de 2006.
Resumo(s)O processo de construção do jornalismo como uma disciplina específica e uma profissão autónoma foi, desde os primórdios, complexo e cheio de ambiguidades. Uma das questões mais discutidas foi sempre a de saber se o métier deveria ser obrigatoriamente ensinado em universidades – o que pressupunha reconhecer-lhe um corpo de saberes bem identificado e validado pela comunidade – ou se, pelo contrário, o jornalismo, encarado mais como uma vocação para a qual se “nasce”, deveria ser aprendido apenas na situação concreta de uma redacção, fazendo e vendo fazer, retirando ensinamentos do trabalho concreto dos profissionais no activo. Com este debate, acentuou-se a visão dicotómica entre um “saber teórico”, que só a escola garantiria, e um “saber prático”, que só o trabalho num jornal poderia dar. Ao mesmo tempo, qualquer destas perspectivas desenvolveu um discurso negativo e crítico sobre a outra, provocando algum afastamento entre académicos e profissionais, quando é certo que uns e outros procuram, a seu modo, contribuir para o mesmo fim: o de que haja cada vez melhores jornalistas, quer na capacidade prática de fazer o que fazem, quer na capacidade teórica de reflectir sobre o que fazem. Nesta comunicação defendo a necessidade de ultrapassarmos esta dicotomia. Mais especificamente, argumento sobre a importância de revalorizarmos a componente prática da aprendizagem do jornalismo, não a tratando apenas como um conjunto de técnicas que reproduzem mecanicamente o que outros já se habituaram a fazer, mas como um “saber de acção” ou um “saber profissional” que comporta, necessariamente, dimensões reflexivas (teóricas, se se quiser) de grande importância. O aprofundamento de uma “epistemologia da prática”, defendida por alguns autores, pode ser um bom contributo para colocar em novos moldes a questão da formação dos jornalistas – e da sua própria identidade.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7434
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

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