Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74246

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorCunha, Ana Rita do Nascimentopor
dc.date.accessioned2021-10-06T08:35:15Z-
dc.date.available2021-10-06T08:35:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74246-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractO crescimento das áreas de conexão à internet e o seu uso contínuo, têm permitido às pessoas passarem mais tempo conectadas, tornando o uso das tecnologias algo onipresente. Imersas nesta sociedade contemporânea informatizada, encontram-se as crianças pequenas que, cada vez mais digitais, fazem uso dos dispositivos móveis precocemente (Harrison & McTavish,2016; SBP,2019). No entanto, no contexto da Educação Infantil, a utilização de recursos tecnológicos ainda se depara com a discussão sobre o uso de tecnologia pelos pequenos. Diante dessa realidade, das crianças pequenas se encontrarem inseridas em uma sociedade contemporânea digital, surgiu a questão de investigação desta pesquisa: como os dispositivos móveis estão sendo utilizados em contexto educacional da Educação Infantil por crianças pequenas? Para responder a esta questão, foram propostos três objetivos específicos: i) identificar as percepções dos professores sobre aprendizagem com dispositivos móveis; ii) enunciar as condições de trabalho e recursos utilizados pelos professores para inserir dispositivos móveis no contexto educativo; e iii) constatar se os professores incorporam aos seus planejamentos pedagógicos os conhecimentos prévios das crianças pequenas, adquiridos em contexto não escolar, por meio de dispositivos móveis. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento, por permitir conhecer a prática pedagógica de um determinado grupo de professores, no caso desta pesquisa, um grupo de professores da Educação Infantil, em uma região administrativa do Distrito Federal, no Brasil. O questionário foi o instrumento selecionado para a recolha de dados. A partir dos resultados, concluiu-se que o uso dos dispositivos móveis estava centrado no fazer pedagógico dos professores, em especial, o uso do smartphone; que os docentes consideravam que os dispositivos móveis podem auxiliar na promoção da socialização e do ato do brincar; e o uso dos mesmos, no fazer pedagógico, não se limita apenas à habilidade social que o professor já apresenta.por
dc.description.abstractThe growth in the areas of internet connection and its continuous use, has allowed people to spend more time connected, making the use of technologies somewhat ubiquitous. Immersed in this contemporary computerized society, we find young children who, increasingly digital, make use of mobile devices early (Harrison & McTavish,2016; SBP,2019). However, in the context of Early Childhood Education, the use of technological resources is still faced with the discussion about the use of technology by the little ones. Faced with this reality, young children find themselves inserted in a contemporary digital society, the question of this research arose: how are mobile devices being used in the educational context of Early Childhood Education by young children? To answer this question, three specific objectives were proposed: i) identify teachers' perceptions about learning with mobile devices; ii) state the working conditions and resources used by teachers to insert mobile devices in the educational context; and iii) verify whether teachers incorporate the prior knowledge of young children into their pedagogical plans, acquired in a non-school context, through mobile devices. The methodology used in this research was the survey, in order to know the pedagogical practice of a certain group of teachers. In this case, a group of teachers of Early Childhood Education in an administrative region of the Federal District, in Brazil. The questionnaire was the instrument selected for data collection. From the results, it was concluded that the use of mobile devices was centered on the teachers' pedagogical practice, in particular, the use of the smartphone; those teachers considered that mobile devices can assist in promoting socialization and the act of playing; and the use of them, in teaching, is not limited only to the social skill that the teacher already has.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEarly childhood educationpor
dc.subjectInformation and communication technologiespor
dc.subjectMobile devicespor
dc.titleLevantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasilpor
dc.title.alternativeSurvey on the educational use of mobile, devices in the context of Children's Education, in an administrative region of the Federal District, Brazilpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202720446por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao+Ana+Rita+Cunha.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID