Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74218

TítuloDe uma perspectiva sobre as maiores estradas nacionais do mundo: para uma proposta de modelo de intervenção nas margens da EN2
Autor(es)Freitas, Carolina da Conceição Ferreira de
Orientador(es)Fontes, André Cerejeira
Rosmaninho, João
Data2021
Resumo(s)Quando começaram a ter a designação de estradas nacionais, estas já eram consideradas as vias de maior importância para o território que cruzavam. Algumas com traçados originais seculares ou milenares, foram contribuindo como canais de circulação entre núcleos urbanos de uma determinada região ou de um determinado país. Entretanto, já no segundo quartel do século XX, com a crescente necessidade de actualizar tais estruturas (antigas) de organização e com a emergência e presença latente do automóvel, foram sendo criadas e testadas formas concorrentes de percurso (tais como os itinerários complementares e principais ou as auto-estradas). Em consequência, com uma quantidade de fluxos cada vez maior mas também cada vez mais repartida entre as diferentes vias, as estradas nacionais foram perdendo relevância. As vias pretendiam-se mais eficazes e confortáveis. Em Portugal, por exemplo, a implantação de uma rede de auto-estradas a interligar as cidades de maior dimensão, já no último quartel do século XX, causou parte da deterioração e abandono de algumas das estradas nacionais anteriormente estabelecidas. O contexto Português não foi diferente dos demais e estas estradas nacionais foram perdendo preponderância, assistindo a uma utilização progressivamente diminuída. A Ruta 40 (Argentina), a Route 66 (EUA) e a EN2 (Portugal), as estradas nacionais mais longas do mundo, são exemplos destas vias de conexão em desuso tendo sido recentemente considerados percursos turísticos e sofrendo, assim, uma reclassificação do seu programa e da sua forma originais. Perante este enquadramento, a hipótese de intervenção que propomos pretende fornecer um modelo de actuação em troços de uma estrada nacional com diferentes características ao longo da via. Para tal, optámos por aprofundar um exercício projectual na portuguesa EN2, criando breves e singelas zonas de contemplação e pontos de apoio. Deste modo, um troço em específico servirá de suporte e paisagem a um percurso e uma proposta projetual composta por três momentos (interrupção, percurso e fruição), o último dos quais focado num único objeto em madeira.
When they started to be designated as national roads, these were already considered the most important roads for the territory they crossed. Some with original secular or millennial designs, have been contributing as circulation channels between urban centers in a given region or country. However, already in the second quarter of the twentieth century, with the growing need to update such (old) organizational structures and with the emergence and latent presence of the car, concurrent forms of route (such as complementary itineraries) were being created and tested. and main roads or motorways). As a consequence, with an increasing number of flows, but also more and more spread among the different roads, national roads were losing relevance. The routes were intended to be more effective and comfortable. In Portugal, for example, the implantation of a motorway network connecting the larger cities, already in the last quarter of the 20th century, caused part of the deterioration and abandonment of some of the previously established national roads. The Portuguese context was not different from the others and these national roads lost their preponderance, seeing a progressively reduced use. Ruta 40 (Argentina), Route 66 (USA) and EN2 (Portugal), the longest national roads in the world, are examples of these disused connection routes, having recently been considered tourist routes and thus undergoing a reclassification of the its program and its original form. Against this background, the intervention hypothesis we propose intends to provide a model of action on sections of a national road with different characteristics along the road. To this end, we opted to deepen a projectual exercise in the Portuguese EN2, creating brief and simple areas of contemplation and points of support. In this way, a specific section will serve as support and landscape for a route and a project proposal composed of three moments (interruption, route and enjoyment), the last of which focused on a single wooden object.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitetura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74218
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf659,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID