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https://hdl.handle.net/1822/74001
Title: | Atividades matemáticas com robôs para o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do 1.º Ano do 1.º CEB |
Author(s): | Magalhães, Celestino Cruz, Sara Maria Alves Bento, Marco Lencastre, José Alberto |
Keywords: | Technology-Enhanced Learning Robótica Pensamento computacional |
Issue date: | May-2021 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação |
Citation: | Magalhães, C., Cruz, S., Bento, M., & Lencastre, J. A. (2021). Atividades matemáticas com robôs para o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do 1.º Ano do 1.º CEB. In João Grácio et al., Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20, (pp. 138-145). Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. |
Abstract(s): | Com a introdução da Robótica no ambiente educativo pretendemos que os alunos sejam capazes de: (1) pensar de forma crítica; (2) imaginar várias soluções para resolução do mesmo problema; (3) selecionar e planear a implementação da solução escolhida; (4) construir e testar os resultados, apresentando-os caso a solução funcione ou reformulá-los, pois se um robô não teve o desempenho esperado, o aluno pode ajustá-lo ou programá-lo refazendo todo o processo. A integração, nos ambientes de aprendizagens, de kits compostos por peças, motores, sensores, controlados por software em dispositivos móveis permite programar o funcionamento dos modelos utilizados em painéis temáticos em articulação com as diferentes áreas do saber (Matemática e Artes Plásticas). Com esta abordagem conseguimos uma aprendizagem mais profunda da tecnologia, proporcionando momentos para o aluno aprender fazendo por si próprio, de forma táctil, na relação que estabelece ao relacionar as suas ideias com os artefactos e consegue visualizar resultados imediatos. With the introduction of Robotics in the educational environment we intend that students are able to: (1) think critically; (2) imagine several solutions for solving the same problem; (3) select and plan the implementation of the chosen solution; (4) build and test the results, presenting them if the solution works or reformulating them, because if a robot did not perform as expected, the student can adjust or program it by redoing the entire process. The integration, in the learning environments, of kits composed of parts, motors, sensors, controlled by software on mobile devices allows to program the operation of the models used in thematic panels in articulation with the different areas of knowledge (Mathematics and Plastic Arts). With this approach we achieve deeper learning of technology, providing moments for the student to learn by doing, by himself, in a tactile way, in the relationship he establishes when relating his ideas to the artifacts and can visualize immediate results. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74001 |
ISBN: | 978-989-53045-9-2 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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ATAS_do_CDE20_2021_Magalhae&Cruz&Bento&Lencastre.pdf | 760,66 kB | Adobe PDF | View/Open |