Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73993

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Linapor
dc.date.accessioned2021-09-13T09:28:57Z-
dc.date.available2021-09-13T09:28:57Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2020-04-06-
dc.identifier.citationTeixeira, L. M. (2020). Novos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJA. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.5556por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73993-
dc.description.abstractO presente artigo reflete acerca da utilização das novas tecnologias de rede pelo meio de comunicação independente e ativista Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) como modelo alternativo de gestão de conteúdos que utiliza o tripé: produção, circulação e distribuição. A pesquisa tem como objetivo compreender como funciona este modelo e de que forma ele atrai o público. Para tanto, o método utilizado foi a netnografia (ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na internet e as dinâmicas desses grupos no ambiente online), para observar as dinâmicas de dois grupos do Telegram da Mídia NINJA (NINJASP e NINJADF) e a página do Instagram deste meio alternativo. Complementámos a metodologia com uma entrevista semiestruturada. Constatou-se, através da análise dos conteúdos das ferramentas estudadas, que as novas tecnologias de media digital como modelo de produção e distribuição utilizado pela Mídia NINJA provocam no público o interesse na leitura dos conteúdos deste medium, além de promover a participação e a interação.por
dc.description.abstractThis article reflects on the use of new network technologies by the independent communication and activist Mídia NINJA (Independent Narratives, Journalism and Action) as an alternative model of content management that uses the tripod: production, circulation and distribution. The research aims to understand how this model works and how it attracts the public. For that, the method used is netnography (a branch of Ethnography that analyzes the behavior of individuals and social groups on the internet and the dynamics of these groups in the online environment), to observe the dynamics of two groups of the Telegram of the Mídia NINJA (NINJASP and NINJADF) and the Instagram page of this alternative medium. We complemented the methodology with a semi-structured interview. It was found, through the analysis of the contents of the studied tools, that the new technologies of digital media as a production and distribution model used by the Mídia NINJA provokes in the public an interest in reading the contents of this medium, in addition to promoting participation and interaction.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Socialpor
dc.relationSFRH/BD/133885/2017por
dc.relationUIDB/00736/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectMedia alternativospor
dc.subjectMídia NINJApor
dc.subjectGestão de conteúdospor
dc.subjectDistribuiçãopor
dc.subjectNews technologiespor
dc.subjectAlternative mediapor
dc.subjectContent managementpor
dc.subjectDistributionpor
dc.titleNovos modelos de gestão de conteúdos: uso de tecnologias digitais pela Mídia NINJApor
dc.title.alternativeNew content management models: use of digital technologies by Mídia NINJApor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://journals.openedition.org/cp/7626por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage17por
oaire.citationIssue28por
oaire.citationVolume15por
dc.identifier.eissn1646-1479por
dc.identifier.doi10.4000/cp.5556por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalComunicação Públicapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigocompublica.pdf15,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID