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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Antóniopor
dc.contributor.authorSá, Carla Angélica da Silva Pinto depor
dc.contributor.authorViana, Cláudiapor
dc.contributor.authorAraújo, Emília Rodriguespor
dc.contributor.authorSousa, Helenapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorFernandes, Luís Carlos Ferreirapor
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosapor
dc.date.accessioned2021-09-02T14:46:29Z-
dc.date.available2021-09-02T14:46:29Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationFonseca, A., Sá, C., Viana, C., Araújo, E., Sousa, H., Almeida, L., Ferandes, L.C. & Vasconcelos, R. (2020). Corpo docente da Universidade do Minho: Caraterização demográgica e estratégias de rejuvenescimento. Conselho Geral da Universidade do Minho.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73865-
dc.description.abstractEste relatório apresenta os principais resultados da pesquisa iniciada no final de 2019, relativa ao projeto “DocentesUM -- Corpo Docente: caracterização demográfica e estratégias de rejuvenescimento”. Tem um duplo objetivo: por um lado, caracterizar em termos demográficos a situação atual do corpo docente da UMinho e, por outro lado, apresentar propostas de intervenção geracional concordantes com o desígnio de reforçar a sustentabilidade da UMinho, a médio e longo prazo. A partir da análise de dados do corpo docente da Universidade do Minho que permitiram mapear as principais tendências relativas ao volume de aposentações nos próximos anos, o relatório apresenta as principais perceções dos docentes e investigadores auscultados e procura discernir algumas opções de política para a mitigação dos efeitos do envelhecimento, no quadro de estratégias institucionais mais gerais e, de algum modo, interdisciplinares. Na prática, o estudo envolveu o cruzamento de diversas técnicas de diagnóstico de índole qualitativa (entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão) e quantitativa (dados administrativos e inquérito por questionário), procurando favorecer a participação alargada da população académica na compreensão do problema. A informação recolhida e tratada permite concluir que o envelhecimento docente é uma preocupação estrutural para a grande maioria das Escolas/Institutos e que reflete algumas tensões já constituintes dos quotidianos da gestão académica, em particular no que se refere à atribuição de serviço docente e, em consequência, a necessidade crescente de recorrer semestralmente a contratações de pessoas em regimes mais flexíveis e pouco estáveis. Ainda que o envelhecimento seja percebido de forma muito particular em algumas escolas com dinâmicas muito específicas no que respeita ao modo de estruturar o ensino, genericamente é entendido como um fenómeno que implica atenção especial à oferta formativa e à capacidade de manutenção de certas áreas e/ou cursos. Todavia, o estudo permite identificar outros vértices colaterais do problema, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento dos recursos docentes e ao interesse em se repensar alguns dos enquadramentos legais existentes, em especial no que se refere à ativação de modalidades que facilitam as decisões estratégicas a respeito das carreiras dos docentes e mudança/reconfiguração dos universos culturais que caraterizam os modos de estar na academia.por
dc.description.sponsorshipConselho Geral da Universidade do Minho. UIDB/00736/2020por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectIdadepor
dc.subjectRejuvenescimentopor
dc.titleCorpo docente da Universidade do Minho: caraterização demográgica e estratégias de rejuvenescimentopor
dc.typeresearchReportpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage134por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Relatórios / Reports

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