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https://hdl.handle.net/1822/73685
Título: | Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda |
Outro(s) título(s): | The creation of processes in the area of the Supply Chain and customer service and improvement of the logistical process: Aveleda case |
Autor(es): | Silva, Maria João Vieira da |
Orientador(es): | Rego, Nazaré Glória Gonçalves |
Palavras-chave: | Aveleda S.A. Cadeia de abastecimento Logística Serviço ao cliente Customer service Logistics Supply chain |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Num mundo cada vez mais competitivo, é importante que as empresas sejam capazes de se
diferenciar dos seus competidores e, uma das áreas com maior potencial competitivo de uma
empresa é a Cadeia de Abastecimento, nomeadamente a área da Logística.
O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Negócios Internacionais da
Universidade do Minho, tem como objetivo analisar os processos logísticos de uma empresa e de
que forma estes podem ser melhorados, bem como a possibilidade da implementação de novos
processos. Este estudo é o resultado de um estágio curricular, com a duração de seis meses,
numa das maiores empresas nacionais produtoras de vinho, a Aveleda S.A., o que permitiu
entender de que forma os processos logísticos e a sua realização afetam o serviço prestado ao
cliente. No decorrer do estágio foi realizado um diagnóstico à área da Logística, seguido de uma
análise dos resultados obtidos e, por fim, proposta e implementação de melhorias aos processos
já existentes, bem como a implementação de novos processos.
O estágio curricular e o estudo desenvolvido no seu decorrer visaram diminuir os erros cometidos
no dia-a-dia, aumentar o nível de serviço prestado ao cliente final e, consequentemente, a
confiança dos clientes para com a empresa. In an increasingly competitive world, it is important that companies are able to differentiate themselves from their competitors and one of the areas with the greatest competitive potential of a company is the Supply Chain, namely the Logistics area. The present work, developed within the scope of the Masters in International Business at the University of Minho, aims to analyze the logistical processes of a company and how they can be improved, as well as the possibility of implementing new processes. This study is the result of a curricular internship, lasting six months, in one of the largest national wine producing companies, Aveleda S.A., which allowed to understand how the logistical processes and their execution affect the service provided to the customer. During the internship, a diagnosis was made to the area of Logistics, followed by an analysis of the results obtained and, finally, a proposal and implementation of improvements to existing processes, as well as the implementation of new processes. The curricular internship and the study carried out during the course aimed at reducing the mistakes made on a daily basis, increasing the level of service provided to the end customer and, consequently, the customers' trust with the company. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73685 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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