Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73685

TítuloCriação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
Outro(s) título(s)The creation of processes in the area of the Supply Chain and customer service and improvement of the logistical process: Aveleda case
Autor(es)Silva, Maria João Vieira da
Orientador(es)Rego, Nazaré Glória Gonçalves
Palavras-chaveAveleda S.A.
Cadeia de abastecimento
Logística
Serviço ao cliente
Customer service
Logistics
Supply chain
Data2021
Resumo(s)Num mundo cada vez mais competitivo, é importante que as empresas sejam capazes de se diferenciar dos seus competidores e, uma das áreas com maior potencial competitivo de uma empresa é a Cadeia de Abastecimento, nomeadamente a área da Logística. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Negócios Internacionais da Universidade do Minho, tem como objetivo analisar os processos logísticos de uma empresa e de que forma estes podem ser melhorados, bem como a possibilidade da implementação de novos processos. Este estudo é o resultado de um estágio curricular, com a duração de seis meses, numa das maiores empresas nacionais produtoras de vinho, a Aveleda S.A., o que permitiu entender de que forma os processos logísticos e a sua realização afetam o serviço prestado ao cliente. No decorrer do estágio foi realizado um diagnóstico à área da Logística, seguido de uma análise dos resultados obtidos e, por fim, proposta e implementação de melhorias aos processos já existentes, bem como a implementação de novos processos. O estágio curricular e o estudo desenvolvido no seu decorrer visaram diminuir os erros cometidos no dia-a-dia, aumentar o nível de serviço prestado ao cliente final e, consequentemente, a confiança dos clientes para com a empresa.
In an increasingly competitive world, it is important that companies are able to differentiate themselves from their competitors and one of the areas with the greatest competitive potential of a company is the Supply Chain, namely the Logistics area. The present work, developed within the scope of the Masters in International Business at the University of Minho, aims to analyze the logistical processes of a company and how they can be improved, as well as the possibility of implementing new processes. This study is the result of a curricular internship, lasting six months, in one of the largest national wine producing companies, Aveleda S.A., which allowed to understand how the logistical processes and their execution affect the service provided to the customer. During the internship, a diagnosis was made to the area of Logistics, followed by an analysis of the results obtained and, finally, a proposal and implementation of improvements to existing processes, as well as the implementation of new processes. The curricular internship and the study carried out during the course aimed at reducing the mistakes made on a daily basis, increasing the level of service provided to the end customer and, consequently, the customers' trust with the company.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73685
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório estágio Maria João Vieira da Silva.pdf28,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID