Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73641
Título: | Era uma vez... Eureka! - A UC de projeto em Biologia Aplicada |
Autor(es): | Nobre, Alexandra Rites, Inês Gomes, Diogo |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Sustentabilidade Interação com a sociedade Projeto Públicos-alvo Serviço à comunidade Literacia científica Competências transversais |
Data: | Jul-2021 |
Resumo(s): | A Licenciatura em Biologia Aplicada (LBA) pretende formar profissionais com sólida preparação em Biociências e, simultaneamente, vocacionados para aplicar/comunicar os conhecimentos a públicos diversificados, bem como para enfrentar os desafios com criatividade e rigor trabalhando em equipa. Inserida no final do curso, a Unidade Curricular de Projeto tem como objetivo geral a realização de um trabalho individual, de carácter prático e/ou teórico, onde o aluno aplicará e desenvolverá os conhecimentos/competências adquiridas ao longo da licenciatura. STOL-Science Through Our Lives é um grupo de comunicação de ciência do Departamento de Biologia (DBio) – UMinho que há mais de 10 anos combate a iliteracia científica desenhando ações de intervenção que vão ao encontro de diferentes públicos-alvo. “Era uma vez... Eureka!” é um exemplo. Consiste num conjunto de oficinas temáticas de Ciência dirigidas aos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, que conjugam as Ciências, as Artes e as Humanidades numa abordagem transdisciplinar. Mais concretamente, aliam o contar de uma história a um ateliê experimental de Ciência em torno da temática do livro e ainda, a um momento plástico que prolongará a experiência da oficina num objeto de “levar para casa”. Diversos alunos LBA têm vindo a desenvolver o seu Projeto no âmbito STOL, desempenhando diversas ações como o desenho, montagem e dinamização de exposições, passeios de natureza e oficinas temáticas para públicos-alvo diversificados. Em 2020/2021 foram desenvolvidas duas oficinas “Era uma vez... Eureka!” de educação embiental, dedicadas à importância de Líquenes e Abelhas na sustentabilidade do planeta. E, apesar de contexto de pandemia, foi possível dinamizá-las para cerca de 80 crianças (6 - 9 anos), permitindo aos alunos responsáveis passar por todas as fases do processo, desde a idealização à concretização e avaliação da prática final, numa experiência extremamente enriquecedora quer das competências específicas, quer transversais. É toda esta experiência que pretendemos partilhar. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73641 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CNAPPES - a UC de Projeto LBA.pdf Acesso restrito! | 48,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Salas_Pitch_V04.pdf Acesso restrito! | 209,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cnappes 21 - ANobre.pdf Acesso restrito! | 8,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |