Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73641

TítuloEra uma vez... Eureka! - A UC de projeto em Biologia Aplicada
Autor(es)Nobre, Alexandra
Rites, Inês
Gomes, Diogo
Palavras-chaveEducação Ambiental
Sustentabilidade
Interação com a sociedade
Projeto
Públicos-alvo
Serviço à comunidade
Literacia científica
Competências transversais
DataJul-2021
Resumo(s)A Licenciatura em Biologia Aplicada (LBA) pretende formar profissionais com sólida preparação em Biociências e, simultaneamente, vocacionados para aplicar/comunicar os conhecimentos a públicos diversificados, bem como para enfrentar os desafios com criatividade e rigor trabalhando em equipa. Inserida no final do curso, a Unidade Curricular de Projeto tem como objetivo geral a realização de um trabalho individual, de carácter prático e/ou teórico, onde o aluno aplicará e desenvolverá os conhecimentos/competências adquiridas ao longo da licenciatura. STOL-Science Through Our Lives é um grupo de comunicação de ciência do Departamento de Biologia (DBio) – UMinho que há mais de 10 anos combate a iliteracia científica desenhando ações de intervenção que vão ao encontro de diferentes públicos-alvo. “Era uma vez... Eureka!” é um exemplo. Consiste num conjunto de oficinas temáticas de Ciência dirigidas aos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, que conjugam as Ciências, as Artes e as Humanidades numa abordagem transdisciplinar. Mais concretamente, aliam o contar de uma história a um ateliê experimental de Ciência em torno da temática do livro e ainda, a um momento plástico que prolongará a experiência da oficina num objeto de “levar para casa”. Diversos alunos LBA têm vindo a desenvolver o seu Projeto no âmbito STOL, desempenhando diversas ações como o desenho, montagem e dinamização de exposições, passeios de natureza e oficinas temáticas para públicos-alvo diversificados. Em 2020/2021 foram desenvolvidas duas oficinas “Era uma vez... Eureka!” de educação embiental, dedicadas à importância de Líquenes e Abelhas na sustentabilidade do planeta. E, apesar de contexto de pandemia, foi possível dinamizá-las para cerca de 80 crianças (6 - 9 anos), permitindo aos alunos responsáveis passar por todas as fases do processo, desde a idealização à concretização e avaliação da prática final, numa experiência extremamente enriquecedora quer das competências específicas, quer transversais. É toda esta experiência que pretendemos partilhar.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73641
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CNAPPES - a UC de Projeto LBA.pdf
Acesso restrito!
48,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Salas_Pitch_V04.pdf
Acesso restrito!
209,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
Cnappes 21 - ANobre.pdf
Acesso restrito!
8,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID