Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/73537
Title: | As pesquisas com foco em Administração Escolar desenvolvidas em Portugal (2007-2019): áreas temáticas e tendências teóricas |
Author(s): | Czernisz, Eliane Torres, Leonor Lima |
Keywords: | Administração educacional Meta-investigação |
Issue date: | Jun-2021 |
Publisher: | Editora Cravo |
Citation: | Czernisz, Eliane & Torres, Leonor L. (2021). As pesquisas com foco em Administração Escolar desenvolvidas em Portugal (2007-2019): áreas temáticas e tendências teóricas. In Thiago S. Reis (Org.), Actas Completas da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares (pp. 526-536). Porto: Editora Cravo. |
Abstract(s): | O presente trabalho tem como objetivo mapear as dissertações de mestrado com foco na administração escolar desenvolvidas no período de 2007 a 2019. Buscamos responder ao seguinte questionamento: O que vem sendo produzido nas pesquisas em Educação na especialidade de Administração Escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve por base dados disponíveis em repositórios científicos virtuais de meio aberto. A investigação foi realizada nas Plataformas: Registro Nacional de Teses e Dissertações – RENATES e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP. O levantamento possibilitou caracterizar pesquisas desenvolvidas em 12 universidades. Como principais resultados podemos afirmar que há universidades em que a especialidade se encontra mais desenvolvida e consolidada; há instituições com visível participação de estrangeiros em seus cursos (com destaque para os Brasileiros); há pesquisas desenvolvidas na especialidade que não tratam do foco específico. As pesquisas demonstram que a administração escolar é um campo disciplinar relevante e muito abrangente do ponto de vista temático. No entanto, se esses aspectos mostram algum vigor no desenvolvimento das dissertações, por outro lado, também deixam evidências de alguma dispersão temática e fragmentação teórica, aspectos que podem contribuir para descaracterizar a especialidade. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73537 |
ISBN: | 978-989-9037-08-3 |
Publisher version: | http://conjugare.pt/publicacoes/ |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Texto Atas JVIPC-páginas-1,3-6,528-538.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License