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https://hdl.handle.net/1822/73433
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Morgado, José Carlos | por |
dc.contributor.author | Januário, José | por |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T09:35:52Z | - |
dc.date.available | 2021-06-21T09:35:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-04 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/73433 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular) | por |
dc.description.abstract | A centralidade que a avaliação tem vindo a assumir em múltiplos contextos e segmentos da vida económica e social, designadamente na regulação dos mecanismos de decisão, vem despertando a atenção de estudiosos de todos campos do conhecimento, com particular destaque para as Ciências Humanas e Sociais, como consequência não só da crescente necessidade de inovar os processos de operacionalização dos sistemas, mas também de uma maior exigência da sociedade para a satisfação de expectativas de realização social, económica e política. Nos sistemas educativos, a relevância da avaliação, além de estar associada à implementação de mecanismos de “liberalização” no interior do sistema educativo, é também consequência das ambições de performatividade generalizada dos alunos, dos professores e das escolas, sendo a avaliação das aprendizagens e a avaliação institucional, as âncoras de todo o processo. No caso de Angola, a problemática da avaliação das aprendizagens dos alunos, particularmente nos ensinos primário e secundário, as suas formas, regulação, aplicação e credibilização, tem assumido, nos últimos anos – também por influência da globalização –, destaque nos debates sociais e políticos, sobretudo pela relevância desta na motivação e criação de expetativas de sucessos para o aluno e a escola em geral. Por isso, a identificação, análise e aperfeiçoamento das metodologias de avaliação, para além de permitirem a compreensão das relações entre as causas e os efeitos da avaliação no processo educativo, assume-se igualmente como meio para regular as práticas educativas, visando a construção de aprendizagens significativas e a formação de indivíduos capazes de abordarem, de forma crítica e construtiva, os problemas nacionais e globais, promovendo assim a sua participação ativa na vida social. O presente estudo veio revelar o valor e a pertinência da criação de politicas de avaliação das aprendizagens no ensino, orientadas para o desencadeamento de estímulos que obriguem o aluno a estudar, bem como a promoção de uma cultura de autoavaliação e de uma formação de professores capaz de potenciar não só a sua participação na construção do currículo e na melhoria da sua profissionalidade, mas também na melhoria da qualidade da educação e ensino em Angola. | por |
dc.description.abstract | Evaluation has been drawing attention in multiple social and economic fields, namely in regulating the decision making systems. This issue has been deserving attention of many researchers from different fields, particularly in social sciences; not only as a result of a growing need for innovation of the working system processes, but also of a growing demand of the society for the fulfilment of their social, economic and political expectations. The relevance of evaluation in educational systems is associated with the implementation of the mechanisms of liberation of the education system itself. It is also a consequence of desires for a generalised performance of students, teachers and the schools; considering that both the evaluation of the students’ learning process and the institutional evaluation make one essential foundation of the process, as a whole. In Angola, the issue of evaluation about students learning, particularly in primary and secondary levels, its forms, regulations, application and credibility has been a reason for social and political debates in the last years. This is, above all, due to its relevance in the motivation and establishment of expectations about the students’ progress in particular, and the school in general. For that reason, the identification, analysis and improvements of the evaluation methodologies, apart from making it clear to understand the cause-effect connections of evaluation in education, take the role of regulating the educational practices in order to build meaningful learning. Under these circumstances’ students are, not only empowered to look at the national and worldwide issues in critical and constructive way, but also encouraged to participate actively in their own social life. The present study is aimed to show how important it is to establish learning evaluation policies intended to stimulate pupil to study better and encourage the habit of self-evaluation and teacher training. This is also to enable teachers to contribute to the conception and construction of the curriculum and to their professional development, mainly for the improvement and growing of education quality in Angola. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Curriculum | por |
dc.subject | Development | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Evaluation | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.title | A avaliação das aprendizagens no ensino secundário em Angola: das conceções às práticas | por |
dc.title.alternative | The evaluation of teaching learning in Angola: from conceptions to practice | por |
dc.type | doctoralThesis | eng |
dc.identifier.tid | 101669828 | - |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jose Januario.pdf | Tese de Doutoramento | 4,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |