Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73196

TítuloApoio institucional a projetos de inovação: criando cenários de aproximação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’
Autor(es)Vieira, Flávia
Oliveira, Rui Pedro Soares de
Silva, Joaquim
Costa, Manuel João
Lima, Rui M.
Freire, Teresa
Mesquita, Diana
Palavras-chaveEnsino Superior
Programa de Apoio à Inovação
‘Scholarship of Teaching and Learning’
Data2020
Resumo(s)O Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem dinamizado pelo Centro IDEA-UMinho procura aproximar a inovação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’ (SoTL), o que pressupõe que os docentes desenvolvam estratégias de intervenção e analisem as suas práticas, construam conhecimento útil à profissão e o disseminem junto dos pares. O estudo aqui apresentado, desenvolvido pelos autores enquanto membros do Centro, focou-se na análise qualitativa das 10 candidaturas selecionadas na 1ª edição do Programa, lançada em finais de 2018. Foram consideradas na análise três dimensões da inovação relacionadas com o SoTL: Problematização, Indagação e Transferibilidade. Os resultados indicam que o Programa favorece o SoTL, observando-se algumas limitações na explicitação dos processos investigativos e apontandose linhas de ação futura. O estudo contribui para uma reflexão sobre o papel das estruturas de apoio ao ensino na promoção da inovação nas instituições de ensino superior em Portugal.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73196
ISBN978-972-95259-8-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Resumos em livros de atas/Abstracts in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paper_Projectos_IDEA_CNaPPES2019.pdf207,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID