Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73196
Título: | Apoio institucional a projetos de inovação: criando cenários de aproximação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’ |
Autor(es): | Vieira, Flávia Oliveira, Rui Pedro Soares de Silva, Joaquim Costa, Manuel João Lima, Rui M. Freire, Teresa Mesquita, Diana |
Palavras-chave: | Ensino Superior Programa de Apoio à Inovação ‘Scholarship of Teaching and Learning’ |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem dinamizado pelo Centro IDEA-UMinho procura aproximar a inovação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’ (SoTL), o que pressupõe que os docentes desenvolvam estratégias de intervenção e analisem as suas práticas, construam conhecimento útil à profissão e o disseminem junto dos pares. O estudo aqui apresentado, desenvolvido pelos autores enquanto membros do Centro, focou-se na análise qualitativa das 10 candidaturas selecionadas na 1ª edição do Programa, lançada em finais de 2018. Foram consideradas na análise três dimensões da inovação relacionadas com o SoTL: Problematização, Indagação e Transferibilidade. Os resultados indicam que o Programa favorece o SoTL, observando-se algumas limitações na explicitação dos processos investigativos e apontandose linhas de ação futura. O estudo contribui para uma reflexão sobre o papel das estruturas de apoio ao ensino na promoção da inovação nas instituições de ensino superior em Portugal. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73196 |
ISBN: | 978-972-95259-8-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Resumos em livros de atas/Abstracts in proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paper_Projectos_IDEA_CNaPPES2019.pdf | 207,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |